Preparação psicológica para eventos adversos: uma necessidade na educação médica

Judith Johnson ; Ruth Simms-Ellis ; Gillian Janes ; Thomas Mills ; Luke Budworth ; Lauren Atkinson ; Reema Harrison
Título original:
Psychological preparedness for adverse events—A necessary addition to medical education
Resumo:

Os eventos adversos em medicina são uma realidade frequente e lamentável, podendo ter um impacto significativo nos pacientes e nos médicos que os atendem. Este artigo apresenta um panorama dos impactos psicológicos dos eventos adversos e da ansiedade antecipatória que podem provocar nos médicos e estudantes. O artigo se baseia nas percepções e experiências de um estudante de medicina em relação à literatura atual. Proponho a preparação psicológica proativa como uma estratégia para diminuir o impacto emocional dos eventos adversos e promover a resiliência. Esta abordagem tem possíveis benefícios para a segurança do paciente, a qualidade e melhorias nos sistemas, podendo reduzir a cultura de vergonha e culpa na medicina. 
 

Resumo Original:

Adverse events in medicine are a frequent and unfortunate reality that can have a significant impact on patients and the physicians who care for them. This article provides an overview of the psychological impacts of adverse events and the role of anticipatory anxiety of such events on physicians and trainees. It draws from a medical student’s insights and experience in relation to current literature. I propose proactive psychological preparedness as a strategy to lessen the emotional impact of adverse events and promote resilience. This approach has potential benefits to patient safety, quality, and system improvements, and a reduction of the shame-and-blame medical culture. 
 

Fonte:
BMC Health Services Research ; 20: 2024. DOI: 10.1186/s12913-020-05948-2.