Projeto Careggi de reengenharia da alta hospitalar: padronização da alta e melhor coordenação do cuidado entre os profissionais da saúde

Diana Paolini ; Guglielmo Bonaccorsi ; Chiara Lorini ; Silvia Forni ; Michela Tanzini ; Giulio Toccafondi ; Sara D'arienzo
Título original:
Careggi Re-Engineered Discharge project: standardize discharge and improve care coordination between healthcare professionals
Resumo:

CONTEXTO: O processo de alta hospitalar tem um papel fundamental no cuidado prestado ao paciente. O projeto Careggi Re-Engineered Discharge (CaRED) procurou estabelecer uma relação significativa entre os médicos de atenção primária e os pacientes ao longo de todo o processo de alta hospitalar. OBJETIVO: O objetivo deste artigo é descrever as atividades e resultados do projeto CaRED no período de 2014 a 2017. MÉTODO: O CaRED consiste em um protocolo de alta reestruturado, que prevê uma forma diferente e mais direta de comunicação entre o hospital e os médicos de atenção primária, possibilitada por um prontuário médico eletrônico ad hoc. A taxa de reinternação hospitalar e/ou de acessos ao serviço de emergência em 30 dias foi avaliada como um indicador substituto para a comunicação eficaz. Aplicamos um inquérito pré/pós-intervenção para avaliar as percepções dos médicos de atenção primária sobre a qualidade, bem como a satisfação do paciente e da família. RESULTADOS: O estudo avaliou um total de 1.549 internações, das quais 717 ocorreram no período pré-intervenção e 832 no período pós-intervenção. A taxa de reinternação hospitalar em 30 dias diminuiu significativamente no período pós-intervenção (14,4% vs. 19,4%, χ2(1)=8,03, p<0,05). Ao todo, 82 médicos participaram do inquérito pré-intervenção e 52 do pós-intervenção. Na fase pós-intervenção, a porcentagem de médicos que declarou que a carta de alta facilitou a comunicação sobre as causas da internação (χ2(1)=0,56, p=0,03) e a compreensão sobre o que fazer se as condições mudarem (χ2(31)=19,0, p<0,01) aumentou significativamente, assim como as percepções sobre um contato mais fácil com o médico hospitalar (χ2(3)=19,6, p<0,01). Ao todo, foram incluídos 280 pacientes na fase pré-intervenção e 282 na fase pós-intervenção. O nível de compreensão sobre as partes mais importantes da carta de alta (motivo da internação, terapia pós-alta, exames de acompanhamento e como entrar em contato com os serviços hospitalares) melhorou significativamente (p<0,01). CONCLUSÕES: O projeto CaRED melhorou significativamente o processo de alta e se tornou uma referência para melhorias locais nos padrões de comunicação com os médicos de atenção primária.

Resumo Original:

BACKGROUND: The hospital discharge process plays a key role in patient care. Careggi Re-Engineered Discharge (CaRED) aimed at establishing a meaningful relationship among general practitioners (GPs) and patients, throughout the discharge process. OBJECTIVE: The aim is to describe the activities and results in the period 2014-17 of the CaRED. METHODS: CaRED is a restructured discharge protocol, which foresees a different, more direct form of communication between hospital and GPs, enabled by an ad hoc electronic medical record. The 30-day hospital readmission rate and/or accesses to the emergency department were evaluated as proxy for effective communication. A pre-post survey was launched to assess the GPs' perceived quality, and patient and family satisfaction. RESULTS: A total of 1549 hospitalizations were included, respectively, 717 in the pre and 832 in the post-intervention period. The 30-day hospital readmission rate decreased significantly in the post-intervention period (14.4% vs. 19.4%, χ2(1) = 8.03, P < 0.05).Eighty-two and 52 GPs participated, respectively, in the pre- and post-survey. In the post-phase the percentage of GPs declaring the discharge letter facilitated the communication on the admission causes (χ2(1) = 0.56, P = 0.03) and on what to do if conditions change (χ2(31) = 19.0, P < 0.01) significantly increased, as well as the perception of an easier contact with the hospitalist (χ2(3) = 19.6, P < 0.01).Two-hundred-eighty and 282 patients were enrolled in the pre- and post-survey. The level of understanding of key parts of the discharge letter (reason for hospitalization, post-discharge therapy, follow-up examinations and how to contact the hospital ward) improved significantly (P < 0.01). CONCLUSIONS: CaRED significantly improved the discharge process and became a benchmark for local improvements in communication patterns with GPs.
 

Fonte:
Int J Qual Cuidados de Saúde ; 34(3): 2022. DOI: 10.1093/intqhc/mzac060.