Promoção da segurança no cuidado de saúde e da resiliência do sistema em associação com os pacientes e o público: o caso da COVID-19

Abigail Albutt ; Lauren Ramsey ; Beth Fylan ; Chloe Grindey ; Isabel Hague ; Jane K O'Hara
Título original:
Patient and public co-creation of healthcare safety and healthcare system resilience: The case of COVID-19
Resumo:

Introdução: A resiliência do sistema de saúde é uma abordagem conceitual que procura explorar como os serviços de saúde se adaptam e respondem à variabilidade na demanda e nos recursos. Como tem sido observado desde o início da pandemia de COVID-19, os serviços de saúde vêm passando por muitas reconfigurações. Um aspecto pouco estudado na forma como o "sistema" é capaz de se adaptar e responder é o da contribuição de importantes grupos de interesse, como pacientes e familiares e, no contexto da pandemia, o público em geral. Este estudo procurou compreender o que as pessoas fizeram durante a primeira onda da pandemia para proteger a segurança de sua própria saúde e a de outras pessoas contra a COVID-19, bem como a resiliência do sistema de saúde. Métodos: Usamos uma rede social (Twitter) como método de recrutamento, devido ao seu grande alcance social. Ao todo, 21 participantes foram submetidos a 57 entrevistas semiestruturadas em três momentos diferentes, de junho a setembro de 2020. Isto incluiu uma entrevista inicial e o convite para duas entrevistas subsequentes após 3 e 6 semanas. As entrevistas foram realizadas virtualmente usando o Zoom, um software de videoconferência seguro e criptografado, e o conteúdo foi então submetido a uma análise temática. Resultados: Três temas, cada um com seus próprios subtemas, foram identificados na análise: (1) "um novo conceito do que é normal em segurança"; (2) vulnerabilidades existentes e aumento da segurança e (3) "estamos todos nesta juntos?". Conclusão: O estudo constatou que o público apoiou a resiliência dos serviços e sistemas de saúde durante a primeira onda da pandemia — as pessoas adaptaram o seu comportamento para proteger a si e aos outros e para evitar sobrecarregar o Sistema Nacional de Saúde. As pessoas com vulnerabilidades prévias estiveram mais expostas a deficiências em seu cuidado de saúde e a serem obrigadas a intervir para garantir a sua própria segurança, embora tivessem maior dificuldade em fazê-lo. É possível que as pessoas mais vulneráveis já se vissem anteriormente obrigadas a fazer esse trabalho adicional para garantir a segurança de seu cuidado, uma situação que apenas ganhou destaque em razão da pandemia. A pesquisa futura deve explorar as vulnerabilidades e desigualdades existentes, bem como as novas implicações para a segurança criadas pela pandemia. Contribuição de pacientes e do público: A preparação de uma versão simplificada dos resultados contidos neste manuscrito conta com a colaboração das seguintes instituições ou programas: National Institute for Health Research (NIHR) Yorkshire, Humber Patient Safety Translational Research Centre (NIHR Yorkshire and Humber PSTRC), Patient and Public Involvement and Engagement Research Fellow e NIHR Yorkshire and Humber PSTRC Patient Involvement in Patient Safety. 
 

Resumo Original:

Introduction: Healthcare system resilience is a conceptual approach that seeks to explore how health services adapt and respond to variability in demand and resources. As has been witnessed since the beginning of the COVID-19 pandemic, healthcare services have undergone many reconfigurations. One understudied aspect of how the ‘system’ is able to adapt and respond is the contribution of key stakeholders—patients and families, and in the context of the pandemic, the general public as a whole. This study aimed to understand what people were doing during the first wave of the pandemic to protect the safety of their health, and the health of others from COVID-19, and the resilience of the healthcare system. Methods: Social media (Twitter) was used as a method of recruitment due to its ability for social reach. Twenty-one participants took part in 57 semistructured interviews over three time points from June to September 2020. The included an initial interview and invitation to two follow-up interviews after 3 and 6 weeks. Interviews were conducted virtually using Zoom—an encrypted secure video conferencing software. A reflexive thematic analysis approach to analysis was used. Results: Three themes, each with its own subthemes were identified in the analysis: (1) A ‘new safety normal’; (2) Existing vulnerabilities and heightened safety and (3) Are we all in this together?. Conclusion: This study found that the public had a role in supporting the resilience of healthcare services and systems during the first wave of the pandemic by adapting their behaviour to protect themselves and others, and to avoid overwhelming the National Health Service. People who had existing vulnerabilities were more likely to experience safety gaps in their care, and be required to step in to support their safety, despite it being more difficult for them to do so. It may be that the most vulnerable were previously required to do this extra work to support the safety of their care and that the pandemic has just illuminated this issue. Future research should explore existing vulnerabilities and inequalities, and the heightened safety consequences created by the pandemic. Patient and Public Contribution: The National Institute for Health Research (NIHR) Yorkshire and Humber Patient Safety Translational Research Centre (NIHR Yorkshire and Humber PSTRC), Patient and Public Involvement and Engagement Research Fellow and NIHR Yorkshire and Humber PSTRC Patient Involvement in Patient Safety theme lay leader are involved in the preparation of a lay version of the findings within this manuscript. 
 

Fonte:
; 26(4): 1467-1477; 2023. DOI: 10.1111/hex.13659. Epub 2023 May 4.