Relação entre liderança transformacional, eventos adversos sofridos por pacientes e a qualidade do cuidado avaliada por enfermeiros em unidades de emergência: o papel mediador da satisfação no trabalho

Leodoro J Labrague
Título original:
Relationship between transformational leadership, adverse patient events, and nurse-assessed quality of care in emergency units: The mediating role of work satisfaction
Resumo:

Contexto: A liderança eficaz desempenha um papel fundamental em ambientes de saúde, especialmente em um ambiente acelerado e de alta pressão como um pronto-socorro, pois está fortemente ligada à segurança do paciente e à qualidade do cuidado em geral. Este estudo avaliou o papel mediador da satisfação no trabalho na relação entre as percepções dos enfermeiros sobre a liderança transformacional de seus líderes de enfermagem, eventos adversos sofridos por pacientes e a qualidade do cuidado segundo a avaliação de enfermeiros em unidades de emergência. Métodos: Fizemos um estudo baseado em um inquérito transversal com 283 enfermeiros de unidades de emergência nas Filipinas, usando escalas padronizadas. O teste de mediação utilizou a macro PROCESS de Hayes no software SPSS (Modelo 4). Resultados: Os enfermeiros de unidades de emergência consideraram que seus gestores de enfermagem apresentavam um estilo de liderança altamente transformacional. As percepções dos enfermeiros sobre a liderança transformacional de seus administradores estiveram associadas a uma redução na ocorrência de eventos adversos e a um aumento na qualidade do cuidado de enfermagem segundo a avaliação dos enfermeiros. A satisfação no trabalho mediou parcialmente a relação entre a liderança transformacional e a qualidade do cuidado de enfermagem avaliada pelos enfermeiros, mas não serviu como mediador entre a liderança transformacional e os eventos adversos sofridos por pacientes. Conclusão: Os resultados sugerem que melhores comportamentos de liderança transformacional entre os gestores de enfermagem podem promover uma maior satisfação no trabalho entre os enfermeiros de serviços de emergência, o que, por sua vez, contribui para aprimorar a qualidade do cuidado de enfermagem prestado nesses ambientes. © 2023 College of Emergency Nursing Australasia
 

Resumo Original:

Background: Effective leadership plays a pivotal role in healthcare settings, particularly in the fast-paced and high-pressure environment of the emergency room, as it is closely linked to patient safety and the overall quality of care. This study assessed the mediating role of work satisfaction in the relationship between nurses' perceptions of their nurse managers' transformational leadership, reported adverse patient events, and the nurse-assessed quality of care in the emergency units. Methods: A cross-sectional survey design was carried out involving 283 emergency room nurses from the Philippines, utilizing standardized scales. Mediation testing was performed using Hayes' PROCESS macro in SPSS (Model 4). Results: Emergency room nurses perceived their nurse managers as highly transformational. Nurses' perceptions of transformational leadership in their nurse managers were associated with a reduction in reported adverse patient events and an increase in nurse-assessed nursing care quality. Work satisfaction partially mediated the relationship between transformational leadership and nurse-assessed nursing care quality, but it did not serve as a mediator between transformational leadership and reported adverse patient events. Conclusion: The results suggested that enhancing transformational leadership behaviors among nurse leaders can foster work satisfaction in ER nurses, which, in effect, contributes to enhanced nursing quality of care provision in emergency settings. © 2023 College of Emergency Nursing Australasia

Fonte:
Australasian Emergency Care ; 23: S2588-994X; 2023. DOI: 10.1016/j.auec.2023.08.001..