A segurança clínica hospitalar do ponto de vista do paciente. Validação de um questionário sobre percepção de segurança
Contexto: Aproximadamente 10% dos pacientes internados sofrem um evento adverso durante sua internação. Uma proporção importante de pacientes também demonstra a sensação de estar sob um alto risco de sofrer um evento adverso durante uma eventual internação.
Objetivo: Determinar a percepção de segurança clínica entre pacientes que receberam alta hospitalar. Materiais e métodos: Um questionário sobre segurança no hospital foi enviado a 1.300 pacientes após sua alta hospitalar. O questionário foi analisado verificando-se sua validade de construto, validade preditiva e alfa de Cronbach para consistência interna.
Resultados: O questionário foi respondido por 384 pacientes, o que representou uma taxa de resposta de 29%. Dentre estes, 77 respostas incompletas foram descartadas. Trinta e um pacientes (10%) relataram um possível evento adverso. Em 19 casos (5,8%) o evento se deveu a erros de medicação, e em 19 (6,1%) a procedimentos cirúrgicos. Em sete casos (2,3%) os dois tipos de erro coincidiram. Segundo a validade preditiva do questionário, se um paciente relata um evento adverso, a confiança no hospital e nos profissionais é reduzida (p < 0,001), a comunicação com o médico é considerada inapropriada (p = 0,0001) e a percepção de risco aumenta (p = 0,003). Os pacientes insatisfeitos são os que acreditam estar sob maior risco de ser vítimas de um erro médico (p = 0,005).
Conclusões: A percepção de risco de eventos adversos aumenta depois que o paciente é vítima de um evento. A satisfação do paciente minimiza os efeitos dos eventos adversos em sua confiança e atitude.
Background: Approximately 10% of hospitalized patients suffer an adverse event during their hospital stay. An important proportion of subjects also feel that they have a high risk of suffering such an event during an eventual hospitalization. Aim: To determine the perception on clinical safety among patients discharged from a hospital.
Material and methods: A questionnaire about hospital safety was mailed to 1300 patients discharged from a hospital. The questionnaire was analyzed using construct validity, predictive validity and Cronbach Alpha for internal consistency.
Results: The questionnaire was answered by 384 patients, yielding a response rate of 29%. Of these, 77 incomplete answers were discarded. Thirty one subjects (10%) reported a possible adverse event. In 19 cases (5.8%), it was due to medication errors and in 19 (6.1%), to surgical procedures. In seven cases (2.3%) both errors coincided (2.3%). According to the predictive validity of the questionnaire, if a patient reports an adverseevent, the confidence in the hospital and in the professionals is reduced (p <0.001), communication with the physician is considered inappropriate (p =0.0001) and risk perception increases (p =0.003). Unsatisfied patients are those that believe that they have higher risks of suffering a medical error (p =0.005).
Conclusions: Risk perception for adverse events increases after having suffered such an event. Patient satisfaction minimizes the effects of adverse events on their confidence and attitude.