Segurança do paciente e qualidade do cuidado prestado a crianças com deficiência intelectual: um estudo de pesquisa ação

Natalie Ong ; Brendan Loo Gee ; Janet C Long ; Jerzy Zieba ; Gail Tomsic ; Pankaj Garg ; Caleb Lapointe
Título original:
Patient safety and quality care for children with intellectual disability: An action research study
Resumo:

Crianças com deficiência intelectual enfrentam desafios significativos quando precisam acessar e receber um cuidado de saúde de alta qualidade, o que resulta em piores resultados de saúde e experiências negativas para os pacientes. As famílias dessas crianças frequentemente relatam a necessidade de que os profissionais clínicos compreendam, se comuniquem e colaborem melhor, enquanto os profissionais reconhecem que não receberam formação suficiente nessa área. Para lidar com este problema, utilizamos um referencial de pesquisa-ação, realizando um estudo do tipo pré/pós-intervenção para avaliar um programa integrado de desenvolvimento profissional continuado e melhoria de qualidade que combinou estratégias de educação, psicologia comportamental e melhoria da qualidade, implementado em dois departamentos de um hospital pediátrico terciário na região metropolitana de Sydney em 2019 e 2020. Os pais relataram mudanças perceptíveis na prática clínica dos profissionais, e estes reconheceram e atribuíram sua mudança de comportamento à conscientização e às discussões em torno das adaptações necessárias. O programa demonstra um método inovador para a tradução de conhecimentos na prática e para a melhoria sistêmica.
 

Resumo Original:

Children with intellectual disability experience significant challenges in accessing and receiving high-quality healthcare leading to poorer health outcomes and negative patient experiences. Families of these children often report a need for healthcare staff to better understand, communicate, and collaborate for better care while staff acknowledge a lack of training. To address this, we utilised an action research framework with a pre- and post- survey to evaluate an integrated continuing professional development and quality improvement program combining strategies from education, behavioural psychology and quality improvement that was delivered in two departments within a tertiary children's Hospital in Metropolitan Sydney in 2019-2020. Parents reported noticeable changes in the clinical practice of staff, and staff acknowledged and attributed their shift in behaviour to raising awareness and discussions around necessary adaptations. The program demonstrates a novel method for knowledge translation to practice and systems improvements.
 

Fonte:
J Intellect Disabil . ; 27(4): 885-911; 2023. DOI: 10.1177/17446295221104619.