Técnicas de coaching de cirurgiões no Programa Surgical Coaching for Operative Performance Enhancement (SCOPE)

Jason C Pradarelli ; Steven Yule ; Nikhil Panda ; Kurt W Lowery ; Janaka Lagoo ; Denise W Gee ; Stanley W Ashley
Título original:
Surgeons' Coaching Techniques in the Surgical Coaching for Operative Performance Enhancement (SCOPE) Program
Resumo:

Objetivo: Avaliar as técnicas de coaching utilizadas por cirurgiões praticantes que realizaram treinamento dedicado de coaching em um programa de coaching cirúrgico entre pares. Contexto: O coaching cirúrgico é uma estratégia em desenvolvimento para melhorar o desempenho intraoperatório dos cirurgiões. Como cultivar habilidades de coaching eficazes entre cirurgiões praticantes é incerto. Métodos: Por meio do Programa de Coaching Cirúrgico para Aprimoramento do Desempenho Operacional (Surgical Coaching for Operative Performance Enhancement - SCOPE), 46 cirurgiões de quatro centros médicos acadêmicos dos EUA foram designados 1:1 em pares de coach/coachee. Todos participaram de uma Oficina de Coaching Cirúrgico de 3 horas - desenvolvida usando evidências das áreas de cirurgia e educação - e depois receberam lembretes semanais. Analisamos as avaliações da oficina e as transcrições de áudio dos debriefings pós-operatórios entre pares de coach/coachee, codificando conjuntamente temas com base em princípios estabelecidos para um coaching eficaz: (i) objetivos autoidentificados, (ii) análise colaborativa, (iii) feedback construtivo e (iv) planejamento de ações. Os princípios de coaching foram cruzados com os tópicos de desempenho intraoperatório: habilidades técnicas, não técnicas e de ensino. Resultados: Para os oito debriefings pós-operatórios analisados, a duração média foi de 24,4 min (variação de 7-47 minutos). No geral, 326 exemplos de coaching foram identificados, demonstrando a aplicação de todos os seus quatro princípios fundamentais. O feedback construtivo (17,6 exemplos por debriefing) e a análise colaborativa (16,3) foram utilizados com mais frequência do que o estabelecimento de metas (3,9) e o planejamento de ações (3,0). Os debriefings concentraram-se mais frequentemente em habilidades não técnicas (60%) do que em habilidades técnicas (32%) ou em habilidades específicas de ensino (8%). Entre os cirurgiões que concluíram a avaliação da oficina (taxa de conclusão de 82%), 90% classificaram a Oficina de Coaching Cirúrgico como "boa" ou "excelente". Conclusões: Os treinamentos de coaching de curta duração podem ajudar os cirurgiões praticantes a usar técnicas de coaching eficazes para orientar a melhoria do desempenho de seus colegas de uma forma que se alinhe com a cultura cirúrgica. 
 

Resumo Original:

Objective: To evaluate coaching techniques used by practicing surgeons who underwent dedicated coach training in a peer surgical coaching program. Background: Surgical coaching is a developing strategy for improving surgeons' intraoperative performance. How to cultivate effective coaching skills among practicing surgeons is uncertain. Methods: Through the Surgical Coaching for Operative Performance Enhancement (SCOPE) program, 46 surgeons within 4 US academic medical centers were assigned 1:1 into coach/coachee pairs. All attended a 3-hour Surgical Coaching Workshop-developed using evidence from the fields of surgery and education-then received weekly reminders. We analyzed workshop evaluations and audio transcripts of postoperative debriefs between coach/coachee pairs, co-coding themes based on established principles of effective coaching: (i) self-identified goals, (ii) collaborative analysis, (iii) constructive feedback, and (iv) action planning. Coaching principles were cross-referenced with intraoperative performance topics: Technical, nontechnical, and teaching skills. Results: For the 8 postoperative debriefs analyzed, mean duration was 24.4 min (range 7-47 minutes). Overall, 326 coaching examples were identified, demonstrating application of all 4 core principles of coaching. Constructive feedback (17.6 examples per debrief) and collaborative analysis (16.3) were utilized more frequently than goal-setting (3.9) and action planning (3.0). Debriefs focused more often on nontechnical skills (60%) than technical skills (32%) or teaching-specific skills (8%). Among surgeons who completed the workshop evaluation (82% completion rate), 90% rated the Surgical Coaching Workshop "good" or "excellent." Conclusions: Short-course coach trainings can help practicing surgeons use effective coaching techniques to guide their peers' performance improvement in a way that aligns with surgical culture. 

Fonte:
Multicenter Study ; 275(1): e91-e98; 2022. DOI: 10.1097/SLA.0000000000004323..