Treinamento de equipes no cuidado de saúde: uma síntese narrativa da literatura

WEAVER, S. J. ; DY, S. M. ; ROSEN, M. A.
Título original:
Team-training in healthcare: a narrative synthesis of the literature
Resumo:

Contexto: Os pacientes ficam mais seguros e recebem um cuidado de melhor qualidade quando os prestadores trabalham como uma equipe altamente efetiva. O investimento para otimizar o trabalho em equipe no cuidado de saúde cresceu muito nos últimos 10 anos. Com isso, o volume de evidências sobre a efetividade dessas intervenções também cresceu rapidamente. Apresentamos aqui uma revisão atualizada sobre o estado da ciência e das práticas de treinamento de equipes em ambientes de cuidado agudo.

Métodos: Fizemos uma pesquisa na base de dados PubMed em busca de artigos de revisão publicados entre 2000 e 2012 que examinassem intervenções para o treinamento de equipes em ambientes de cuidado agudo. Depois de identificar revisões relevantes com pesquisas finalizadas em 2008 e 2010, pesquisamos as bases de dados PubMed e PSNet em busca de estudos primários adicionais publicados em 2011 e 2012. Os resultados primários foram aqueles d ligados ao paciente e aos indicadores de qualidade. Os resultados secundários foram comportamentos, conhecimentos e atitudes ligados ao trabalho em equipe.

Resultados: As intervenções para o treinamento de equipes realizadas em sala de aula ou baseadas em simulações são capazes de melhorar os processos de trabalho em equipe (p.ex., comunicação, coordenação e cooperação), e sua implementação esteve associada a melhorias nos resultados relacionados à segurança do paciente. Treze estudos publicados entre 2011 e 2012 demonstraram mudanças estatisticamente significativas nos comportamentos, processos ou condições emergentes ligados ao trabalho em equipe, e 10 estudos demonstraram melhorias significativas nos processos clínicos de cuidado  ou nos resultados  para o paciente, como mortalidade e morbidade. Tais efeitos ocorreram numa série de contextos clínicos. Os maiores efeitos foram provocados por pacotes de intervenções para o treinamento de equipes que utilizaram ferramentas e mudanças organizacionais para promover a sustentação e a transferência de competências de trabalho em equipe para a  prática diária.

Conclusões: De modo geral, evidências de qualidade moderada a alta sugerem que o treinamento de equipes pode ter um impacto positivo sobre seus  processos de trabalho  e sobre os resultados do cuidado de saúde. Além disso, existem conjuntos de ferramentas para apoiar o desenvolvimento e a implementação das intervenções. As evidências sugerem que os pacotes de intervenções para o treinamento de equipes e as estratégias de implementação que fazem do trabalho em equipe efetivo uma base para outras iniciativas de melhoria podem gerar um impacto mais significativo sobre os resultados para o paciente.

Palavras-Chave: Segurança do paciente; treinamento de equipes; trabalho em equipe

Resumo Original:

Background: Patients are safer and receive higher quality care when providers work as a highly effective team. Investment in optimising healthcare teamwork has swelled in the last 10 years. Consequently, evidence regarding the effectiveness for these interventions has also grown rapidly. We provide an updated review concerning the current state of team-training science and practice in acute care settings.

Methods: A PubMed search for review articles examining team-training interventions in acute care settings published between 2000 and 2012 was conducted. Following identification of relevant reviews with searches terminating in 2008 and 2010, PubMed and PSNet were searched for additional primary studies published in 2011 and 2012. Primary outcomes included patient outcomes and quality indices. Secondary outcomes included teamwork behaviours, knowledge and attitudes.

Results: Both simulation and classroom-based team-training interventions can improve teamwork processes (eg, communication, coordination and cooperation), and implementation has been associated with improvements in patient safety outcomes. Thirteen studies published between 2011 and 2012 reported statistically significant changes in teamwork behaviours, processes or emergent states and 10 reported significant improvement in clinical care processes or patient outcomes, including mortality and morbidity. Effects were reported across a range of clinical contexts. Larger effect sizes were reported for bundled team-training interventions that included tools and organisational changes to support sustainment and transfer of teamwork competencies into daily practice.

Conclusions: Overall, moderate-to-high-quality evidence suggests team-training can positively impact healthcare team processes and patient outcomes. Additionally, toolkits are available to support intervention development and implementation. Evidence suggests bundled team-training interventions and implementation strategies that embed effective teamwork as a foundation for other improvement efforts may offer greatest impact on patient outcomes.

Keywords: Patient safety; Team training; Teamwork

Fonte:
BMJ Quality & Safety ; 23(5): 359-372; 2014. DOI: 10.1136/bmjqs-2013-001848.