Um referencial conceitual para a classificação de práticas de segurança do paciente: resultados de um processo de consenso entre especialistas

DY, S. M. ; TAYLOR, S. L. ; CARR, L. H. ; FOY, R. ; PRONOVOST, P. J. ; ØVRETVEIT, J. ; WACHTER, R. M.
Título original:
A framework for classifying patient safety practices: results from an expert consensus process
Resumo:

Objetivo: O desenvolvimento de uma literatura coerente sobre a avaliação de práticas de segurança do paciente tem sido dificultado pela ausência de um referencial conceitual de base. Os autores descrevem as questões e escolhas envolvidas na descrição e classificação de diversas práticas de segurança do paciente (PSPs).

Métodos: Os autores desenvolveram um referencial conceitual para classificar PSPs. Para isso, identificaram e sintetizaram referenciais conceituais já existentes, avaliaram a primeira versão do referencial, pedindo a um grupo de especialistas que o usassem para classificar um conjunto variado de PSPs, e revisaram o referencial por meio de um processo de consenso com um painel de especialistas.

Resultados: As 11 dimensões de classificação contidas no referencial incluem: atividade regulatória × voluntária; ambiente; praticabilidade; atividade individual × mudança organizacional; temporalidade (atividade única × repetida/de longo prazo); difusa × direcionada; eventos comuns × raros; maturidade da PSP; grau de evidências controversas/conflitantes; grau de mudança comportamental necessária para a implementação; sensibilidade ao contexto.

Conclusão: Este referencial conceitual oferece uma maneira de classificar e comparar PSPs e, com isso, facilita a interpretação da literatura de segurança do paciente. São necessários outros estudos para desenvolver a compreensão dessas dimensões, do modo como evoluem à medida que a área de segurança do paciente amadurece e de sua utilidade na descrição, avaliação e implementação de PSPs.

Resumo Original:

Objective: Development of a coherent literature evaluating patient safety practices has been hampered by the lack of an underlying conceptual framework. The authors describe issues and choices in describing and classifying diverse patient safety practices (PSPs).

Methods: The authors developed a framework to classify PSPs by identifying and synthesising existing conceptual frameworks, evaluating the draft framework by asking a group of experts to use it to classify a diverse set of PSPs and revising the framework through an expert-panel consensus process.

Results: The 11 classification dimensions in the framework include: regulatory versus voluntary; setting; feasibility; individual activity versus organisational change; temporal (one-time vs repeated/long-term); pervasive versus targeted; common versus rare events; PSP maturity; degree of controversy/conflicting evidence; degree of behavioural change required for implementation; and sensitivity to context.

Conclusion: This framework offers a way to classify and compare PSPs, and thereby to interpret the patient-safety literature. Further research is needed to develop understanding of these dimensions, how they evolve as the patient safety field matures, and their relative utilities in describing, evaluating and implementing PSPs.

Fonte:
BMJ Quality & Safety ; 20(7): 618-624; 2011. DOI: 10.1136/bmjqs.2010.049296.