Uma análise qualitativa da notificação de eventos adversos por residentes: os fatores que impedem o progresso

John Szymusiak ; Thomas J Walk ; Maggie Benson ; Megan Hamm ; Susan Zickmund ; Alda Maria Gonzaga ; Gregory M Bump
Título original:
A Qualitative Analysis of Resident Adverse Event Reporting: What's Holding Us Back
Resumo:

Este estudo utilizou grupos focais com residentes, que notificam eventos adversos a taxas diferentes dependendo do local onde trabalham no hospital, procurando entender melhor as barreiras à notificação pelos residentes e identificar os aspectos modificáveis da cultura de uma instituição que poderiam encorajá-los a notificar mais eventos. Os grupos focais incluíram residentes que fizeram rotações em 3 hospitais e representaram 4 programas de formação. Os grupos focais foram gravados em áudio e analisados usando métodos qualitativos. Ao todo, 64 residentes participaram de 8 grupos focais. O comportamento de notificação variou de acordo com a cultura hospitalar. Os residentes se preocuparam com os danos às suas relações profissionais e demonstraram não compreender os benefícios de várias notificações de um mesmo evento ou como a engenharia de fatores humanos pode ajudar a prevenir erros. Também não entenderam como a notificação pode afetar possíveis processos judiciais. Os residentes de outras instituições acadêmicas provavelmente enfrentam barreiras semelhantes. Este estudo ilustra que a notificação de eventos pelos residentes pode ser modificada por melhorias na cultura hospitalar, mas bastam alguns casos de má gestão da notificação pelos hospitais para que as atitudes dos residentes se solidifiquem.

Resumo Original:

Resumo:
This study utilized focus groups of residents, who report adverse events at differing rates depending on their hospital site, to better understand barriers to residents' reporting and identify modifiable aspects of an institution's culture that could encourage resident event reporting. Focus groups included residents who rotated at 3 hospitals and represented 4 training programs. Focus groups were audio recorded and analyzed using qualitative methods. A total of 64 residents participated in 8 focus groups. Reporting behavior varied by hospital culture. Residents worried about damage to their professional relationships and lacked insight into the benefits of multiple reports of the same event or how human factors engineering can prevent errors. Residents did not understand how reporting affects litigation. Residents at other academic institutions likely experience similar barriers. This study illustrates that resident reporting is modifiable by changing hospital culture, but hospitals have only a few opportunities to mishandle reporting before resident reporting attitudes solidify.

 

Fonte:
American Journal of Medical Quality ; 35(2): 155-162.; 2021. DOI: 10.1177/1062860619853878. .