Uma intervenção em equipe destinada a fomentar a liderança coletiva para a cultura de segurança promove o trabalho em equipe e a segurança do paciente

Aoife De Brún ; Sabrina Anjara ; Una Cunningham ; Zuneera Khurshid ; Steve Macdonald ; Róisín O'Donovan ; Lisa Rogers
Título original:
The Collective Leadership for Safety Culture (Co-Lead) Team Intervention to Promote Teamwork and Patient Safety
Resumo:

O modelo de liderança hierárquica tradicional tem sido associado a falhas de segurança do paciente em diversos países. Dado que o cuidado de saúde é quase inteiramente prestado por equipes multidisciplinares, tem havido apelos para a adoção de uma abordagem mais coletiva e baseada na equipe, a fim de compartilhar a liderança e a responsabilidade pela segurança do paciente. Embora as iniciativas para promover uma abordagem coletiva de responsabilização possam melhorar a prestação de um cuidado seguro e de alta qualidade, faltam conhecimentos sobre como treinar as equipes para adotar a liderança coletiva. O programa Co-Lead (Liderança Coletiva para a Cultura de Segurança) é uma intervenção para equipes multidisciplinares de saúde elaborada conjuntamente. Este é um recurso de acesso livre que oferece às equipes uma abordagem sistemática para o desenvolvimento de comportamentos de liderança coletiva a fim de promover um trabalho em equipe efetivo e melhorar a cultura de segurança do paciente. Este artigo apresenta a forma como esta nova intervenção foi elaborada conjuntamente, submetida a um teste-piloto e refinada antes de sua implementação, discutindo os principais resultados de sua avaliação inicial. A intervenção Co-Lead se fundamenta nas experiências do mundo real e identificou as necessidades e prioridades dos administradores e profissionais da linha de frente do cuidado, tendo sido elaborada conjuntamente com base nas evidências para a liderança coletiva e o trabalho em equipe no cuidado de saúde. Ficou demonstrado que a sua implementação é viável e efetiva, apoiando as equipes na promoção da liderança coletiva a fim de melhorar a cultura de segurança. Esta introdução à intervenção será valiosa para as equipes e profissionais da saúde que pretendem promover a cultura de segurança e um trabalho em equipe efetivo, apoiando-os na promoção da liderança coletiva.
 

Resumo Original:

Traditional hierarchical leadership has been implicated in patient safety failings internationally. Given that healthcare is almost wholly delivered by multidisciplinary teams, there have been calls for a more collective and team-based approach to the sharing of leadership and responsibility for patient safety. Although encouraging a collective approach to accountability can improve the provision of high quality and safe care, there is a lack of knowledge of how to train teams to adopt collective leadership. The Collective Leadership for Safety Cultures (Co-Lead) programme is a co-designed intervention for multidisciplinary healthcare teams. It is an open-source resource that offers teams a systematic approach to the development of collective leadership behaviours to promote effective teamworking and enhance patient safety cultures. This paper provides an overview of the co-design, pilot testing, and refining of this novel intervention prior to its implementation and discusses key early findings from the evaluation. The Co-Lead intervention is grounded in the real-world experiences and identified needs and priorities of frontline healthcare staff and management and was co-designed based on the evidence for collective leadership and teamwork in healthcare. It has proven feasible to implement and effective in supporting teams to lead collectively to enhance safety culture. This intervention overview will be of value to healthcare teams and practitioners seeking to promote safety culture and effective teamworking by supporting teams to lead collectively.
 

Fonte:
Int J Environ Res Public Health ; 17(22): 8673; 2021. DOI: 10.3390/ijerph17228673.