Uma lista de verificação para rondas de segurança do paciente ao nível do itinerário clínico

WAGNER, C. ; THOMPSON, C. A. ; ARAH, O. A. ; GROENE, O. ; KLAZINGA, N. S. ; DERSARKISSIAN, M. ; SUNOL, R.
Título original:
A checklist for patient safety rounds at the care pathway level
Resumo:

Objetivo: Definir uma lista de verificação que possa ser usada para examinar o desempenho de um setor hospitalar e avaliar a implementação de atividades de gestão da qualidade (GQ) em diferentes setores ou itinerários clínicos de hospitais de cuidado agudo.

Desenho: Desenvolvemos e testamos uma lista de verificação para avaliar atividades de GQ no setor hospitalar num estudo transversal baseado em visitas às instituições por auditores externos treinados.

Ambiente e Participantes: Uma amostra de 292 setores hospitalares de 74 hospitais de cuidado agudo em sete países europeus. Quatro setores de cada hospital participaram do estudo, com foco nas seguintes condições clínicas: infarto agudo do miocárdio (IAM), acidente vascular encefálico (AVE), fratura de quadril e parto.

Principais Medidas de Desfecho: Avaliamos quatro medidas de atividades de GQ ao nível do itinerário clínico centradas no conhecimento especializado e responsabilidade (CRE), organização dos itinerários baseada em evidências (OIBE), estratégias de segurança do paciente (ESP) e revisão clínica (RC).

Resultados: Os setores participantes atingiram valores médios entre 1,2 e 3,7 nas diversas escalas. O intervalo teórico era de 0 a 4. Três das quatro medidas de GQ são idênticas para as quatro condições de saúde, enquanto uma escala (OIBE) possui itens específicos para as diferentes condições clínicas. As correlações demonstraram que todos os fatores estavam inter-relacionados, embora também fossem distintos, e ajudou a vislumbrar um quadro geral da GQ ao nível do itinerário clínico.

Conclusão: Esta lista de verificação recém-desenvolvida pode ser utilizada em diversos setores hospitalares e itinerários clínicos de hospitais de cuidado agudo, em situações como IAM, parto, AVE e fratura de quadril. Prevê-se que a lista de verificação seja utilizada por auditores internos (p.ex., numa avaliação por pares ou pelo conselho de administração do hospital) e externos (p.ex., profissionais da vigilância em saúde, organizações profissionais ou de pacientes).

Palavras-Chave: avaliação externa da qualidade; cuidado hospitalar; medição da qualidade; profissões; melhoria da qualidade; gestão da qualidade; cirurgia

Resumo Original:

Objective: To define a checklist that can be used to assess the performance of a department and evaluate the implementation of quality management (QM) activities across departments or pathways in acute care hospitals.

Desing: We developed and tested a checklist for the assessment of QM activities at department level in a cross-sectional study using on-site visits by trained external auditors.

Setting and Participants: A sample of 292 hospital departments of 74 acute care hospitals across seven European countries. In every hospital, four departments for the conditions: acute myocardial infarction (AMI), stroke, hip fracture and deliveries participated.

Main Outcome Measures: Four measures of QM activities were evaluated at care pathway level focusing on specialized expertise and responsibility (SER), evidence-based organization of pathways (EBOP), patient safety strategies and clinical review (CR).

Results: Participating departments attained mean values on the various scales between 1.2 and 3.7. The theoretical range was 0-4. Three of the four QM measures are identical for the four conditions, whereas one scale (EBOP) has condition-specific items. Correlations showed that every factor was related, but also distinct, and added to the overall picture of QM at pathway level.

Conclusion: The newly developed checklist can be used across various types of departments and pathways in acute care hospitals like AMI, deliveries, stroke and hip fracture. The anticipated users of the checklist are internal (e.g. peers within the hospital and hospital executive board) and external auditors (e.g. healthcare inspectorate, professional or patient organizations).

Keywords: external quality assessment; hospital care; measurement of quality; professions; quality improvement; quality management; surgery

Fonte:
International Journal for Quality in Health Care : Journal of the International Society for Quality in Health Care / ISQua. ; 26(suppl 1): 36-46; 2014. DOI: 10.1093/intqhc/mzu019.
Autor institucional: 
DUQuE Project Consortium