Uma nova abordagem para melhorar a qualidade, baseada na equipe de saúde, promove o engajamento dos profissionais e reduz a ocorrência de eventos adversos em ambientes de saúde

Annie Gabrielle Curtin ; Vitas Anderson ; Fran Brockhus ; Donna Ruth Cohen
Título original:
Novel team-based approach to quality improvement effectively engages staff and reduces adverse events in healthcare settings
Resumo:

CONTEXTO: Embora tenha sido dada muita atenção à segurança e à qualidade no cuidado de saúde nas últimas duas décadas, o problema dos danos a pacientes em hospitais ainda persiste. Há agora uma ênfase crescente na melhoria contínua da qualidade, com abordagens para engajar os profissionais da linha de frente do cuidado. O nosso objetivo foi determinar se uma nova abordagem de revisão da prática clínica de rotina através de conversas estruturadas – uma revisão experiencial baseada em mapas – poderia melhorar o engajamento dos profissionais da linha de frente em atividades de melhoria da qualidade e promover melhorias nos indicadores de danos aos pacientes. MÉTODOS: Uma vez por semana, durante um período de 10 meses, os profissionais da linha de frente participaram de conversas em equipe com duração de 35 minutos sobre práticas de rotina relacionadas a cinco padrões nacionais de segurança. A estrutura das conversas foi estabelecida através de mapas gráficos lógicos e interativos que representavam cada padrão. A conscientização dos profissionais em relação à melhoria da qualidade e as suas percepções sobre a intervenção e o seu impacto foram examinadas através de questionários. O impacto da intervenção sobre os indicadores de segurança do paciente foi determinado pela análise de dados de incidentes selecionados, notificados ao sistema de gestão de riscos do hospital. RESULTADOS: A abordagem de revisão experiencial baseada em mapas foi bem recebida pelos profissionais, que relataram uma maior conscientização e compreensão dos padrões nacionais e das políticas e protocolos hospitalares relacionados, bem como um maior interesse por questões de qualidade e melhoria. Os dados também indicam uma melhoria na qualidade e segurança nas duas unidades participantes, com uma diminuição estatisticamente significativa de 34% nas taxas de incidentes registrados nas unidades participantes em relação ao resto do hospital para um conjunto de incidentes registrados independentemente e relacionados à identificação do paciente. DISCUSSÃO: Este estudo exploratório apresentou resultados iniciais promissores sobre a viabilidade e efetividade da revisão experiencial baseada em mapas como uma abordagem de melhoria da qualidade em um ambiente clínico de cuidado agudo.
 

Resumo Original:

BACKGROUND: Despite significant attention to safety and quality in healthcare over two decades, patient harm in hospitals remains a challenge. There is now growing emphasis on continuous quality improvement, with approaches that engage front-line staff. Our objective was to determine whether a novel approach to reviewing routine clinical practice through structured conversations-map-enabled experiential review-could improve engagement of front-line staff in quality improvement activities and drive improvements in indicators of patient harm. METHODS: Once a week over a 10-month period, front-line staff were engaged in 35 min team-based conversations about routine practices relating to five national safety standards. Structure for the conversations was provided by interactive graphical logic maps representing each standard. Staff awareness of-and attitudes to-quality improvement, as well as their perceptions of the intervention and its impact, were canvassed through surveys. The impact of the intervention on measures of patient safety was determined through analysis of selected incident data reported in the hospital's risk management system. RESULTS: The map-enabled experiential review approach was well received by staff, who reported increased awareness and understanding of national standards and related hospital policies and protocols, as well as increased interest in quality issues and improvement. The data also indicate an improvement in quality and safety in the two participating units, with a 34% statistically significant decrease in the recorded incident rates of the participating units relative to the rest of the hospital for a set of independently recorded incidents relating to patient identification. DISCUSSION: This exploratory study provided promising initial results on the feasibility and effectiveness of map-enabled experiential review as a quality improvement approach in an acute clinical setting.
 

Fonte:
BMJ Open Quality ; 9(2): 2020. DOI: 10.1136/bmjoq-2019-000741.