Uma questão de princípios: o pensamento ético e sua relação com o ato de informar a ocorrência de erros

COLE, A. ; BLOCK, L. ; WU, A.
Título original:
On higher ground: ethical reasoning and its relationship with error disclosure
Resumo:

Contexto: Existe um amplo consenso de que a abertura de informações da ocorrência de erros no cuidado de saúde que causem danos aos pacientes é fundamental para melhorar a segurança, além de ser um imperativo ético. Embora a maior parte dos médicos em formação tenha aulas de ética médica, não existem estudos empíricos que avaliem se o pensamento ético está relacionado à transparência. Avaliamos se os escores em um teste de pensamento ético estavam associados a uma maior disposição para informar a ocorrência de erros.

Métodos: Realizamos um inquérito transversal com residentes de medicina interna no Johns Hopkins Hospital. O pensamento ético foi avaliado por meio do Defining Issues Test, V.2 (DIT-2). Escores mais altos no DIT-2 estiveram associados a um pensamento ético mais aprimorado, e os escores tenderam a melhorar após o treinamento ético formal. Os respondentes foram apresentados, então, ao cenário de um erro no cuidado de saúde, diante do qual havia várias opções para informar sua ocorrência. Os escores de pensamento ético foram comparados, avaliando-se os diferentes níveis de transparência.

Resultados: No total, 29 dentre 127 residentes de medicina preencheram o questionário (taxa de resposta=22,8%). Os 41% de residentes que diriam explicitamente a um paciente que "ocorreu um erro" tiveram escores significativamente mais altos no DIT-2 do que aqueles que não o diriam (51,1 versus 31,6, p<0,01). Foram observados escores mais altos no DIT-2 entre os 62% de residentes que apresentariam um maior número de detalhes sobre o erro (44,8 versus 31,2, p=0,04) e entre os 71% dos residentes que assumiriam sua responsabilidade pessoal (43,5 versus 27,9, p=0,03).

Conclusões: Os escores de pensamento ético estiveram associados aos atos de reconhecer o erro, de dar explicações mais detalhadas e de assumir a responsabilidade pessoal. A baixa taxa de resposta pode limitar a generalização dos resultados. Ainda assim, ao considerarmos estudos anteriores que demonstraram que é possível ensinar e medir o pensamento ético, nossos resultados sugerem que o treinamento ético pode ajudar a melhorar a abertura de informações diante da ocorrência de erros no cuidado de saúde.

Resumo Original:

Background: There is broad consensus that disclosure of harmful medical errors is vital to improve safety and is ethically required. Although most physicians-in-training are taught ethics, there have been no empirical studies on whether ethical reasoning is related to disclosure. We examined whether scores on a test of ethical reasoning were associated with greater willingness to disclose errors.

Methods: We conducted a cross-sectional survey of house officers in internal medicine at Johns Hopkins Hospital. Ethical reasoning was assessed using the Defining Issues Test, V.2 (DIT-2). Higher DIT-2 scores are associated with more sophisticated ethical reasoning, and scores tend to improve after formal ethical training. Respondents were then given a medical error scenario with multiple scripted disclosure options. Ethical reasoning scores were compared for different levels of disclosure.

Results: A total of 29 out of 127 medicine residents completed the survey (response rate=22.8%). The 41% of residents who would explicitly tell a patient that, ‘an error happened’ had significantly higher DIT-2 scores than those who would not (51.1 vs 31.6, p<0.01). Higher DIT-2 scores were found in the 62% of residents who would give the most detail about the error (44.8 vs 31.2, p=0.04) and in the 71% of residents who would take personal responsibility (43.5 vs 27.9, p=0.03).

Conclusions: Ethical reasoning scores were associated with acknowledging an error, providing more detailed explanations and taking personal responsibility. The low response rate may limit generalisability. Nevertheless, taken together with prior studies showing that ethical reasoning can be taught and measured, our findings suggest that ethical training may help to improve disclosure of medical errors.

 

Fonte:
BMJ Quality & Safety ; 22(7): 580-585; 2012. DOI: 10.1136/bmjqs-2012-001496.
DECS:
dano ao paciente, segurança do paciente, ética médica, responsabilidade pela informação