Uma revisão sistemática dos fatores que possibilitam a segurança psicológica nas equipes de saúde

Róisín O’Donovan ; Eilish McAuliffe
Título original:
A systematic review of factors that enable psychological safety in healthcare teams
Resumo:

OBJETIVO: Fizemos uma revisão sistemática da literatura para produzir uma lista abrangente dos fatores que possibilitam a segurança psicológica em equipes de saúde. FONTES DE DADOS: Desenvolvemos e utilizamos uma estratégia de busca por palavras-chave em bases de dados eletrônicas (PsycINFO, ABI/Inform, Academic Search Complete e PubMed) e bases de dados da literatura cinzenta (OpenGrey, OCLC WorldCat, Espace). SELEÇÃO DE ESTUDOS: Estudos submetidos à revisão por pares que estudassem os fatores que possibilitam a segurança psicológica em ambientes de saúde, publicados entre 1999 e 2019, foram considerados elegíveis para inclusão. Utilizamos o Covidence, um site especializado em revisões sistemáticas, para rastrear os estudos. Realizamos a extração de dados, a avaliação da qualidade e a síntese narrativa nos trabalhos identificados. EXTRAÇÃO DE DADOS: Identificamos 36 estudos relevantes, que foram selecionados para a revisão completa e a extração de dados. Desenvolvemos um modelo de extração de dados que incluiu seções para a metodologia dos estudos e os fatores facilitadores específicos identificados em cada estudo. RESULTADOS DA SÍNTESE DE DADOS: Fizemos a revisão dos estudos identificados utilizando uma síntese narrativa. Entre os 36 artigos revistos, identificamos 13 fatores que possibilitam a segurança psicológica ao nível da organização, da equipe e do indivíduo. Esses fatores foram agrupados em cinco temas amplos: (1) priorização da segurança do paciente, (2) orientação para a melhoria ou a aprendizagem, (3) apoio, (4) familiaridade com os colegas, o status, a hierarquia e a inclusão e (5) diferenças individuais. CONCLUSÃO: Esta revisão sistemática da literatura sobre a segurança psicológica identificou uma lista de fatores que possibilitam a segurança psicológica nas equipes de saúde. A lista pode ser utilizada como um primeiro passo no desenvolvimento de medidas observacionais e intervenções para melhorar a segurança psicológica nas equipes de saúde.

Resumo Original:

PURPOSE: The current systematic review will identify enablers of psychological safety within the literature in order to produce a comprehensive list of factors that enable psychological safety specific to healthcare teams. DATA SOURCES: A keyword search strategy was developed and used to search the following electronic databases PsycINFO, ABI/INFORM, Academic search complete and PubMed and grey literature databases OpenGrey, OCLC WorldCAT and Espace. STUDY SELECTION: Peer-reviewed studies relevant to enablers of psychological safety in healthcare setting that were published between 1999 and 2019 were eligible for inclusion. Covidence, an online specialized systematic review website, was used to screen records. Data extraction, quality appraisal and narrative synthesis were conducted on identified papers. DATA EXTRACTION: Thirty-six relevant studies were identified for full review and data extraction. A data extraction template was developed and included sections for the study methodology and the specific enablers identified within each study. RESULTS OF DATA SYNTHESIS: Identified studies were reviewed using a narrative synthesis. Within the 36 articles reviewed, 13 enablers from across organizational, team and individual levels were identified. These enablers were grouped according to five broader themes: priority for patient safety, improvement or learning orientation, support, familiarity with colleagues, status, hierarchy and inclusiveness and individual differences. CONCLUSION: This systematic review of psychological safety literature identifies a list of enablers of psychological safety within healthcare teams. This list can be used as a first step in developing observational measures and interventions to improve psychological safety in healthcare teams.

Fonte:
International Journal for Quality in Health Care : Journal of the International Society for Quality in Health Care / ISQua. ; 32(4): 240-250; 2020. DOI: 10.1093/intqhc/mzaa025.