Uso de um vídeo educativo para promover a adesão a protocolos em procedimentos médicos

KANDLER, L. ; TSCHOLL, D. W. ; KOLBE, M. ; SEIFERT, B. ; SPAHN, D. R. ; NOETHIGER, C. B.
Título original:
Using educational video to enhance protocol adherence for medical procedures
Resumo:

Contexto: Espera-se que a melhor educação dos profissionais de saúde melhore a segurança do paciente. Um componente educacional importante é a adesão a protocolos padronizados, que estão disponíveis principalmente na forma escrita. Acreditando no potencial do uso de vídeos, formulamos a hipótese de que a introdução de um vídeo educativo, baseado num protocolo institucional padrão, contribuiria para promover a adesão ao protocolo.

Métodos: Realizamos um estudo de intervenção prospectivo durante 425 procedimentos anestésicos (202 antes do vídeo e 223 após o vídeo), que envolveram 1091 membros de equipes (516 antes do vídeo e 575 após o vídeo) em sete áreas cirúrgicas distintas (num total de 30 salas de cirurgia) de um hospital universitário. A falta de adesão a procedimentos críticos de segurança durante induções anestésicas pelo método de sequência rápida foi avaliada por meio de observações sistemáticas na sala de cirurgia antes e após a introdução de um vídeo educativo que demonstrava diretrizes de boas práticas baseadas em evidências.

Resultados: A probabilidade de não adesão aos procedimentos críticos de segurança foi reduzida após a intervenção (odds ratio, 0,34; intervalo de confiança de 95%, 0,27-0,42; P <0,001). O risco de não adesão foi reduzido significativamente no caso de 8 dos 14 procedimentos críticos de segurança (todos com p<0,001).

Conclusões: Este estudo apresenta evidências empíricas da eficácia de um vídeo educativo para melhorar a adesão a um protocolo padrão durante procedimentos médicos complexos. A introdução de um vídeo pode reduzir a não de adesão a procedimentos críticos de segurança e contribuir para a segurança do paciente. Recomendamos a introdução de vídeos para melhorar a adesão a protocolos.

Resumo Original:

Background: Better education of clinicians is expected to enhance patient safety. An important component of education is adherence to standard protocols, which are mainly available in written form. Believing in the potential power of videos, we hypothesized that the introduction of an educational video, based on an institutional standard protocol, would foster adherence to the protocol.

Methods: We conducted a prospective intervention study of 425 anaesthesia procedures and teams (202 pre-video and 223 post-video) involving 1091 team members (516 pre-video and 575 post-video) in seven individual operating areas (with a total of 30 operating rooms) in a university hospital. Failure of adherence to safety-critical tasks during rapid sequence anaesthesia inductions was assessed during systematic on-site observations pre- and post-introduction of an educational video demonstrating evidence-based and best practice guidelines.

Results: The odds for failure of adherence to safety-critical tasks between the pre- and post-intervention period were reduced, odds ratio 0.34 (95% confidence interval 0.27-0.42, P<0.001). The risk for failure of adherence was reduced significantly for eight of the 14 safety-critical tasks (all P<0.001).

Conclusions: This study provides empirical evidence for the effectiveness of an educational video to enhance adherence to a standard protocol during complex medical procedures. The introduction of a video can reduce failure of adherence to safety-critical tasks and contribute to patient safety. We recommend the introduction of videos to improve protocol adherence.

Keywords: guideline adherence; instructional films and video; patient safety; quality improvement; safety

Fonte:
British journal of anaesthesia ; 116(5): 662-669; 2016. DOI: 10.1093/bja/aew030.