Diretriz Conjunta sobre Tromboembolismo Venoso – 2022

Título original: 
Diretriz Conjunta sobre Tromboembolismo Venoso – 2022
Autor pessoal: 
Ana Cristina Lopes Albricker; Cláudia Maria Vilas Freire; Simone Nascimento dos Santos; Monica Luiza de Alcantara; Mohamed Hassan Saleh; Armando Luis Cantisano; José Aldo Ribeiro Teodoro; Carmen Lucia Lascasas Porto; Salomon Israel do Amaral; Orlando Carlos Gloria Veloso; Ana Cláudia Gomes Pereira Petisco; Fanilda Souto Barros; Márcio Vinícius Lins de Barros; Adriano José de Souza; Marcone Lima Sobreira; Robson Barbosa de Miranda; Domingos de Moraes; Carlos Gustavo; Yuji Verrastro; Alexandre Dias Mançano; Ronaldo de Souza Leão Lima; Valdair Francisco Muglia; Valdair Francisco Muglia; Rafael Willain Lopes; Artur Martins Novaes Coutinho; Diego Bromfman Pianta; Alair Augusto Sarmet Moreira Damas dos Santos; Bruno de Lima Naves; Marcelo Luiz Campos Vieira; Carlos Eduardo Rochitte;
Idioma do conteúdo: 
Diretriz: 
Estrangeira
Breve descrição: 

Estas diretrizes se prestam a informar e não a substituir o julgamento clínico do médico que, em última análise, deve determinar o tratamento apropriado para seus pacientes.

Resumo: 

A criação dessa recomendação teve como base diretrizes e estudos populacionais e de caso existentes na literatura, assim como a expertise dos participantes. Cada grupo de trabalho compilou os dados, redigiu os escritos e posteriormente apresentou o texto revisado para os ajustes finais. Os temas mais polêmicos foram discutidos em reunião com a participação da maioria. Quando necessário, foram realizadas correções no texto original.

Essa recomendação é direcionada a médicos clínicos ou cirurgiões, visando a melhor informação a respeito da abordagem diagnóstica do TEV, fornecendo dados sobre a acurácia das ferramentas diagnósticas utilizadas na prática diária. Para os médicos imaginologistas, a descrição detalhada dos protocolos de exames poderá auxiliar na realização de diagnósticos mais precisos, contribuindo para a melhor condução clínica dos casos suspeitos ou confirmados".

Chamada: 

O Departamento de Imagem Cardiovascular (DIC/SBC), o Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) desenvolveram a Diretriz Conjunta sobre Tromboembolismo Venoso

Revista: 
ABC cardio
Imagem de destaque: 
Data de publicação: 
2023
Portal: 
Segurança do paciente