Objetivos: A Cultura Justa procura melhorar a segurança do paciente examinando os fatores organizacionais e individuais que contribuem para a ocorrência de eventos adversos, permitindo assim tomar ações corretivas para que os erros não se repitam. Este estudo qualitativo visa: (1) verificar se as atitudes e comportamentos dos profissionais clínicos e gestores estão alinhados com uma Cultura Justa e (2) identificar as barreiras e os fatores facilitadores para que uma organização adote uma Cultura Justa. Metodologia: Este estudo qualitativo utilizou entrevistas e a observação de reuniões para examinar as atitudes e os comportamentos dos profissionais. Realizamos entrevistas semiestruturadas com 13 médicos de todos os níveis, 5 estudantes de medicina e 2 gestores. Observamos cinco reuniões que analisaram os incidentes clínicos e a mortalidade. Isto foi feito em um único Trust hospitalar em Midlands, na Inglaterra. Fizemos a análise temática dos dados usando abordagens direcionadas e indutivas. Resultados: Existem evidências de um processo justo de gestão de incidentes dentro do Trust; entretanto, não houve uma perspectiva consensual sobre uma Cultura Justa, e a maioria dos profissionais não estava familiarizada com o termo. Persistem perspectivas negativas relacionadas a incidentes clínicos e à sua gestão entre os profissionais; muitos deles temem ser submetidos a uma investigação e têm dúvidas se isso poderá conduzir a melhorias. Conclusão: Este artigo examina o significado destas constatações e apresenta recomendações que podem ser aplicadas em outras organizações de saúde. As principais recomendações incluem: (1) Cultura Justa: definir uma visão consensual do que significa a Cultura Justa para o Trust; (2) investigações: introduzir treinamento para familiarizar os profissionais com a gestão de incidentes; (3) cultura de aprendizagem: promover a comunicação face a face dos resultados de investigações e da revisão de incidentes; (4) investigadores: estabelecer uma equipe de investigação de incidentes para melhorar a rapidez e consistência das investigações e a comunicação e implementação dos resultados.
Objectives Just Culture aims to improve patient safety by examining the organisational and individual factors that contribute to adverse events, enabling corrective action so that errors are not repeated. This qualitative study aims to: (1) analyse whether the attitudes and behaviours of clinicians and managers are aligned with a Just Culture; (2) identify barriers and enablers to an organisation adopting a Just Culture. Methodology This qualitative study used interviews and observation of Trust meetings to elicit the attitudes and behaviours of staff. Semistructured interviews were conducted with 13 doctors of all grades, 5 medical students and 2 managers. Five meetings that reviewed clinical incidents and mortality were observed. This was done in a single Hospital Trust in the Midlands, England. Data were thematically analysed using directed and inductive approaches. Results There is evidence of a fair incident management process within the Trust; however, there was no agreed vision of a Just Culture and the majority of the staff were unfamiliar with the term. Negative perspectives relating to clinical incidents and their management persist among staff with many having insecurities regarding being the subject of an investigation and doubts about whether they drive improvement. Conclusion This paper examines the significance of these findings and provides recommendations which may have application within other healthcare organisations. Major recommendations include (1) Just Culture: define an agreed vision of what Just Culture means to the Trust; (2) investigations: introduce incident management familiarisation training; (3) Learning Culture: increase face-To-face communication of outcomes of investigations and incident review; (4) investigators: establish an incident investigation team to improve the timeliness and consistency of investigations and the communication and implementation of outcomes.