Prevenção de Infecções de Corrente Sanguínea Associadas a Cateter Venoso Central
Ferramentas
Estratégia de prevenção do Hospital do Coração (HCor) incluiu a aplicação da lista de verificação e alcançou a redução de infecções associadas ao uso de cateter
Documento elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro tendo como finalidade prevenir infecção de corrente sanguínea associada a cateteres centrais
Aula
Passo a passo produzido pelo Centre for Health Protection, Department of Health, Hong Kong Special Administrative Region, contendo recomendações sobre o uso de diferentes tipos de cateteres.
Conjunto de perguntas e respostas abrangendo as questões e dúvidas mais frequentes sobre infecção de corrente sanguínea por uso de cateter.
Literatura de interesse
Estudo evidencia importante redução das taxas de infecção da corrente sanguínea associada a cateteres venosos umbilicais após a aplicação do pacote de intervenções.
Estudo avaliou a validade e a confiabilidade das diretrizes de práticas clínicas para o cuidado com dispositivos de acesso venoso periférico e central e prevenção de complicações.
Os autores evidenciam a redução das taxas IPCS em UTI adultos no Estado de São Paulo após a implementação de intervenções.
Estudo quase-experimental evidencia redução das taxas de IPCS em UTIN após o uso de banhos de clorexidina.
Estudo evidencia a redução das taxas de IPCS em UTI após a implementação de pacote de intervenções em Taiwan.
Estudo evidencia a redução das taxas de IPCS em UTI após a implementação de pacote de intervenções em Taiwan.
Diretriz
Diretrizes para o diagnóstico, tratamento e prevenção de IPCS foram recentemente elaboradas pelas Sociedades Argentinas de Infectologia e de Terapia Intensiva.
Relatórios
Programa Nacional de Prevenção e controle de infecções relacionas à assistência à saúde (2013-2015).
Diretriz feita pela Anvisa preconiza ações voltadas para a prevenção e controle das IRAS no Brasil