Avaliação programática da educação interprofissional: uma ferramenta de melhoria da qualidade

Ashley Symes
Susan R Pullon
Eileen McKinlay
Título original
Programmatic evaluation of interprofessional education: a quality improvement tool.
Resumo

A demonstração robusta de educação interprofissional (EIP) de alta qualidade e adequada à finalidade é essencial para os estudantes, para a equipe, para os currículos e para os órgãos reguladores dos profissionais de saúde de hoje. À medida que a EIP passa de "eventos" discretos para espirais de aprendizagem totalmente incorporadas nos currículos dos programas de graduação, mecanismos eficazes para monitorar a melhoria contínua da qualidade tornam-se fundamentais. Assim, foi desenvolvida uma ferramenta de acreditação para todas as atividades de aprendizagem que contribuem para o currículo de EIP de uma universidade em Aotearoa, Nova Zelândia. Trabalhamos ao longo de 15 meses, lançando uma ferramenta fácil de usar para coletar dados, gerenciando processos de acreditação e fazendo a integração com sistemas mais amplos. Identificamos as principais alavancas para monitorar, ajustar e melhorar continuamente a qualidade no ensino e na aprendizagem de EIP nos níveis de atividade individual e programáticos.
 

Resumo original

Robust demonstration of high-quality, fit-for-purpose interprofessional education (IPE) is essential for today's health professional students, staff, curricula, and regulatory bodies. As IPE moves from discrete "events" to fully embedded spirals of learning across degree programme curricula, effective mechanisms for monitoring continuous quality improvement are paramount. An accreditation tool was therefore developed for all learning activities contributing to the IPE curriculum of a university in Aotearoa New Zealand. We worked over 15 months, introducing a user-friendly tool to collect data, managing accreditation processes, and integrating with wider systems. We identified key levers to monitor, adjust, and continuously improve quality in IPE teaching and learning at individual-activity and programmatic levels.

 

Revista
J Interprof Car
Data de publicação
Volume
38
Fascículo
4
doi
10.1080/13561820.2024.2346944.