Conhecimentos de enfermeiros de terapia intensiva sobre a observação do paciente

Mika Alastalo MNSc, PhD-candidate
Leena Salminen PhD
Tero Vahlberg MSc, Biostatistician
Helena Leino-Kilpi PhD
Título original
Knowledge of patient observation among critical care nurses patient observation
Resumo

CONTEXTO: As observações clínicas feitas por enfermeiros de terapia intensiva são fundamentais para manter a segurança do paciente e tomar decisões apropriadas no cuidado de pacientes gravemente doentes. A avaliação da confiabilidade das observações e a aplicação do pensamento analítico são elementos essenciais da observação do paciente. Estudos anteriores sobre os conhecimentos de enfermeiros de terapia intensiva se concentraram em aspectos específicos da observação do paciente ou na enfermagem de terapia intensiva em geral; portanto, os seus resultados não são abrangentes. OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de conhecimento dos enfermeiros de terapia intensiva sobre a observação do paciente e explorar fatores associados. DESENHO DE ESTUDO: Utilizamos um inquérito transversal para testar os conhecimentos de enfermeiros de terapia intensiva na Finlândia. MÉTODOS: Coletamos dados em sete unidades de terapia intensiva de adultos em todos os cinco hospitais universitários da Finlândia entre setembro de 2017 e janeiro de 2018, usando um teste de conhecimentos (20 itens) desenvolvido para este estudo. Todos os enfermeiros de terapia intensiva foram elegíveis para participar. Os dados foram analisados usando estatísticas descritivas e inferenciais. RESULTADOS: Ao todo, 372 enfermeiros responderam ao questionário (taxa de resposta de 49%). As pontuações médias no teste de conhecimentos foram de 77% de respostas corretas no questionário como um todo (média de 15,29/20, DP 2,41), 75% no conjunto de questões relacionadas à “Avaliação da confiabilidade da observação” (média de 8,2/11, DP 1,54) e 79% no conjunto relacionado ao “Pensamento analítico” (média de 7,08, DP 1,45). Um maior nível de conhecimento esteve associado à educação em tarefas especiais em uma unidade de terapia intensiva. CONCLUSÃO: O nível de conhecimento de enfermeiros de terapia intensiva foi considerado abaixo do ideal. É preciso melhorar os seus conhecimentos sobre a observação de pacientes para garantir um cuidado seguro e de boa qualidade. RELEVÂNCIA PARA A PRÁTICA CLÍNICA: Os conhecimentos de enfermeiros finlandeses de terapia intensiva sobre a observação de pacientes poderiam melhorar pela oferta de educação contínua específica para os novos enfermeiros que entram em unidades de terapia intensiva, bem como para enfermeiros experientes ao longo de sua carreira.

Resumo original

BACKGROUND: The clinical observations made by critical care nurses are vital for maintaining patient safety and making appropriate decisions in the care of patients who are critically ill. Evaluating the reliability of observations and applying analytical thinking are essential elements of patient observation. Previous studies of critical care nurses' knowledge have focused either on specific aspects of patient observation or on critical care nursing in general; therefore, the findings are not comprehensive. AIM: The aim of this study was to evaluate critical care nurses' level of knowledge in patient observation and to explore the factors that are associated with it. STUDY DESIGN: A cross-sectional knowledge test survey with critical care nurses in Finland was used. METHODS: Data were collected in seven adult intensive care units in all five university hospitals in Finland between September 2017 and January 2018 by using a knowledge test (20 items) developed for this study. All critical care nurses were eligible to participate. The data were analysed using descriptive and inferential statistics. RESULTS: Altogether, 372 nurses responded (response rate 49%). Their average scores in the knowledge test were 77% (mean 15.29/20, SD 2.41) for correct answers, 75% (mean 8.2/11, SD 1.54) in the sum-variable "Evaluating the reliability of observation" and 79% (mean 7.08, SD 1.45) for "Analytical thinking." A higher knowledge level was associated with education in special tasks in an intensive care unit. CONCLUSION: The critical care nurses' knowledge level was considered to be suboptimal. There is a need for improving knowledge of patient observation among Finnish critical care nurses to ensure safe and good quality care. RELEVANCE TO CLINICAL PRACTICE: Finnish critical care nurses' knowledge of patient observation could be improved by providing specific continuing education for new nurses entering intensive care units and for experienced critical care nurses throughout their career.

Revista
Nursing in Citical Care
Data de publicação
doi
doi.org/10.1111/nicc.12573