Objetivo:
identificar o efeito da cultura organizacional para a segurança do paciente no contexto hospitalar.
Materiais e métodos:
revisão sistemática, sem metanálise, registrada no PROSPERO sob o número CRD42020162981. Foram selecionados estudos transversais e observacionais que avaliaram o clima de segurança e a cultura de segurança publicados em periódicos indexados nas bases EMBASE, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Medline (Literatura Internacional em Ciências da Saúde), via PubMed e Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), entre 2014 e 2020.
Resultados:
os achados demostraram que o clima de segurança positivo impacta de forma benéfica na cultura de segurança, favorece a notificação de eventos e possibilita a melhoria da qualidade do cuidado à saúde.
Conclusões:
a efetiva interação entre cultura de segurança e cultura organizacional ainda é escassa na literatura. A maioria dos estudos realizados investiga o diagnóstico situacional e pouco se avança no sentido de aprofundar a implicação para a prática profissional e para a repercussão para a segurança do paciente hospitalizado.
Efeito da cultura organizacional para a segurança do paciente em ambiente hospitalar: revisão sistemática
SILVA, Leonor Coelho da
CALDAS, Célia Pereira
FASSARELLA, Cintia Silva
SOUZA, Patricia Simas de
Resumo
Revista
Aquichán
Data de publicação
Volume
21
doi
doi.org/10.5294/aqui.2021.21.2.3