Efetividade de um programa de treinamento virtual de melhoria da qualidade para melhorar o alcance dos programas de controle de peso dentro de um grande sistema de saúde

Laura J Damschroder
Richard Evans
H Myra Kim
Jeremy Sussman
Michelle B Freitag
Claire H Robinson
Jennifer A Burns
Nicholas R Yankey
Julie C Lowery
Título original
Effectiveness of a virtual quality improvement training program to improve reach of weight management programs within a large health system.
Resumo

Objetivo: Testar a eficácia do Programa LEAP (Learn Engage Act Process) no envolvimento das equipes da linha de frente de centros médicos da Veteran Health Administration (VHA) na melhoria contínua da qualidade (MQ), um recurso essencial para a aprendizagem dos sistemas de saúde.
Fontes de dados e ambiente do estudo: As fontes de dados incluíram dados do registro eletrônico de saúde (EHR) do VHA, inquéritos e notas de campo de treinamento do LEAP.
Desenho do estudo: Foi realizado um estudo escalonado de diferença em diferenças. Cinquenta e cinco instituições participaram do LEAP em oito grupos designados aleatoriamente de 6-8 instituições por grupo ao longo de dois anos. Instituições não participantes foram usadas como controles. Uma equipe do programa MOVE! de gerenciamento de peso concluiu um ciclo de mudança Planejar-Fazer-Estudar-Agir com o apoio de um currículo de aprendizagem, treinamento e colaborações virtuais em instituições do LEAP. O resultado primário foi o alcance do programa para o Veterans. Um modelo de efeitos mistos comparou períodos pré versus pós-LEAP para instituições LEAP e de controle. A adesão ao LEAP, a satisfação e o custo para oferecer o LEAP foram avaliados.
Métodos de coleta/extração de dados: Trinta meses de dados do registro eletrônico do MOVE! ao nível da instituição foram incluídos nas análises. A satisfação com o LEAP e as habilidades de MQ foram obtidas por meio de inquéritos na linha de base e seis meses após o LEAP.
Principais achados: Cinquenta e cinco instituições foram distribuídas aleatoriamente em oito grupos com base em períodos de tempo para receber o LEAP (71% completaram o LEAP) e 82 instituições não participantes foram designadas aleatoriamente como controles. O alcance nas instituições do LEAP e do controle foi comparável no período pré-LEAP de 12 meses (p = 0,07). Embora as instituições do LEAP tenham apresentado um declínio mais lento no alcance no período de 12 meses pós-LEAP em comparação com os controles (p < 0,001), isso provavelmente se deve a flutuações inexplicáveis nos controles. Para instituições do LEAP, a satisfação foi alta (todas as classificações médias >4 em uma escala de 5 pontos), o uso autorreferido de métodos de MQ aumentou significativamente (valores de p <0,05) seis meses após o LEAP e o custo de entrega foi de US $ 4024 por equipe da instituição.
Conclusão: As instituições de controle tiveram um alcance decrescente no período de 12 meses pós-LEAP, mas as instituições do LEAP não; além disso, relataram maior envolvimento na MQ, uma capacidade essencial para a aprendizagem dos sistemas de saúde.

 

Resumo original

Objective: To test effectiveness of the LEAP (Learn Engage Act Process) Program on engaging frontline Veteran Health Administration (VHA) medical center teams in continuous quality improvement (QI), a core capability for learning health systems.
Data sources and study setting: Data sources included VHA electronic health record (EHR) data, surveys, and LEAP coaching field notes.
Study design: A staggered difference-in-differences study was conducted. Fifty-five facilities participated in LEAP across eight randomly assigned clusters of 6-8 facilities per cluster over 2 years. Non-participating facilities were used as controls. A MOVE! weight management program team completed a Plan-Do-Study-Act cycle of change supported by learning curriculum, coaching, and virtual collaboratives in LEAP facilities. Primary outcome was program reach to Veterans. A mixed-effects model compared pre- versus post-LEAP periods for LEAP versus control facilities. LEAP adherence, satisfaction, and cost to deliver LEAP were evaluated.
Data collection/extraction methods: Thirty months of facility-level EHR MOVE! enrollment data were included in analyses. LEAP Satisfaction and QI skills were elicited via surveys at baseline and 6-month post-LEAP.
Principal findings: Fifty-five facilities were randomly assigned to eight time-period-based clusters to receive LEAP (71% completed LEAP) and 82 non-participating facilities were randomly assigned as controls. Reach in LEAP and control facilities was comparable in the 12-month pre-LEAP period (p = 0.07). Though LEAP facilities experienced slower decline in reach in the 12-month post-LEAP period compared with controls (p < 0.001), this is likely due to unexplained fluctuations in controls. For LEAP facilities, satisfaction was high (all mean ratings >4 on a 5-point scale), self-reported use of QI methods increased significantly (p-values <0.05) 6 months post-LEAP, and delivery cost was $4024 per facility-based team.
Conclusion: Control facilities experienced declining reach in the 12-month post-LEAP period, but LEAP facilities did not, plus they reported higher engagement in QI, an essential capability for learning health systems.

 

 

Revista
Randomized Controlled Trial
Data de publicação
doi
10.1111/1475-6773.14344.