Objetivo:
relatar a experiência acerca da estruturação de ações para a inserção da cultura de segurança no cuidado pediátrico ortopédico.
Método:
estudo descritivo, tipo relato de experiência, fundamentado no Programa Nacional de Segurança do Paciente através da aplicação das Metas de Segurança do Paciente no cuidado diário de enfermagem no período de janeiro/2019 a dezembro/2019 na enfermaria pediátrica de um instituto referência em traumatologia e ortopedia no Rio de Janeiro.
Resultados:
a incorporação das práticas seguras ocorreu por meio de indicadores de segurança baseados nas Metas de Segurança, que demonstraram avanços crescentes nos índices percentuais e estratégias de adesão que favoreceram ao reconhecimento e satisfação profissional, liderança e o trabalho em equipe.
Conclusões:
as ações adotadas para a inserção da cultura de segurança na pediatria permitiram que a segurança e qualidade assistencial, preconizadas pelo Ministério da Saúde, fossem incorporadas como uma nova prática no cuidado pediátrico ortopédico. promovendo a visibilidade e valorização da enfermagem, com destaque à replicabilidade como proposta futura de disseminação de boas práticas no cuidado à saúde.
A inserção da cultura de segurança na assistência de enfermagem pediátrica ortopédica
Paraguassú, Janaina Maria Giandalia;
Pereira, Eliane Ramos;
Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade;
Fabri, Janaina Mengal Gomes
Resumo
Data de publicação
Volume
12
Fascículo
7
doi
doi.org/10.21675/2357-707X