OBJETIVO: A medição do desempenho ajuda os administradores de organizações a alcançarem
os objetivos estabelecidos em seu planejamento estratégico. Através da definição de fatores
críticos para o sucesso e seus indicadores-chave de desempenho, a medição do desempenho
permite constatar as disparidades entre os objetivos pretendidos e os resultados alcançados,
proporcionando informações aos órgãos responsáveis para que possam avaliar o desempenho
e, se necessário, implementar ações de melhoria. Embora muitos tipos de organizações
adotem a medição do desempenho, esse processo é complexo quando aplicado aos sistemas
de saúde nacionais. Este artigo visa identificar a evolução da medição do desempenho e os
fatores críticos para o sucesso nos sistemas de saúde nacionais.
DESENHO/METODOLOGIA/ABORDAGEM: Realizamos um estudo de caso exploratório em um
importante sistema de saúde nacional para delinear o caminho evolutivo da medição do
desempenho e os principais fatores críticos para o sucesso. RESULTADOS: Os resultados
indicam um aumento significativo da maturidade da medição do desempenho de um sistema
de saúde nacional, motivado por reformas internacionais e pela regulamentação nacional.
Esta pesquisa destaca características da medição do desempenho, tais como um conjunto
equilibrado de indicadores, metas e incentivos vinculados a objetivos estratégicos e à revisão
regular e frequente do desempenho. Além disso, o estudo identifica o modelo de medição do
desempenho de um importante sistema de saúde nacional. ORIGINALIDADE/VALOR:
Descrevemos aqui a evolução da medição do desempenho e vários fatores críticos para o
sucesso em sistemas de saúde nacionais; estes fatores envolvem uma ampla gama de
aspectos financeiros e operacionais, tais como a segurança do paciente, a adequação
organizacional e a adequação clínica.
Purpose: The process of performance measurement provides support to
company management to achieve the objectives established in strategic
planning. Through the definition of critical success factors and related
key performance indicators, performance measurement verifies the gap
between planned objectives and the results achieved, informing the
responsible bodies to enable them to evaluate performance and, if
necessary, implement improvement actions. Although many types of
companies adopt performance measurement, this process is challenging when
applied to national health services. This paper aims to identify the
evolution of performance measurement and the critical success factors of
national health services. Design/methodology/approach: The authors
conducted an explorative case study of a leading national health service
to delineate the evolutionary path of performance measurement and the
main critical success factors. Findings: The results indicate a
significant increase in the maturity of performance measurement of a
national health service that has been motivated by international reforms
and national regulations. This research highlights performance
measurement features such as a balanced set of metrics, targets, and
incentives linked to strategic objectives and regular and frequent
performance reviews. Furthermore, it identifies the performance
measurement model of a leading national health service.
Originality/value: The evolution of performance measurement and numerous
critical success factors of national health services are described; the
critical success factors cover a wide range of financial to operational
aspects such as patient safety, organizational appropriateness, and
clinical appropriateness.