Melhorando a segurança do paciente e a qualidade do cuidado de saúde pela promoção de um clima no qual os profissionais se sintam livres para expressar suas preocupações: o papel mediador do monitoramento da situação
Objetivo: Em ambientes de saúde, acredita-se que um clima de segurança que incentive os profissionais a expressarem suas preocupações pode melhorar a segurança do paciente e a qualidade do cuidado. No entanto, os mecanismos específicos dessa relação ainda não foram bem explorados. Em particular, é necessário compreender como certos componentes do trabalho em equipe, como o monitoramento da situação, podem afetar o impacto desse clima de segurança sobre desfechos relevantes. Este estudo procurou investigar os efeitos diretos e indiretos de um clima de segurança que incentiva a expressão de preocupações sobre a segurança do paciente e a qualidade do cuidado, utilizando o monitoramento da situação como um possível fator mediador. Participantes e métodos: Este estudo transversal utilizou dados de questionários aplicados a 380 enfermeiros que prestavam cuidados diretos a pacientes em três hospitais coreanos. Utilizamos a modelagem de equações estruturais para testar um modelo de mediação hipotético, usando o software Mplus 7.0. Resultados: Nossa análise de dados confirmou o modelo de mediação parcial. Como previsto, o clima de expressão de preocupações melhorou diretamente a segurança do paciente (β=0,384, p<0,001) e a qualidade do cuidado (β=0,393, p<0,001). Além disso, constatamos efeitos indiretos significativos do clima de expressão de preocupações sobre a segurança do paciente (β=0,224, p<0,001) e a qualidade do cuidado (β=0,186, p=0,005), mediados pelo monitoramento da situação. Estes resultados indicam que o monitoramento da situação tem um efeito mediador significativo na relação entre o clima de expressão de preocupações, a segurança do paciente e a qualidade do cuidado. Conclusão: Nosso estudo demonstra que o impacto positivo de um clima de segurança que incentiva a expressão de preocupações não se limita a melhorar a disposição dos enfermeiros para se manifestarem. Além disso, a promoção de um clima que incentive a expressão de preocupações pode melhorar significativamente a segurança do paciente e a qualidade do cuidado, e o monitoramento da situação representa um fator crucial nessa relação. Estes resultados ajudam a compreender como a promoção de um clima que incentive a expressão de preocupações pode beneficiar a segurança do paciente e a qualidade do cuidado em organizações de saúde.
Purpose: In healthcare settings, a climate that encourages speaking up among staff is believed to enhance patient safety and quality of care. However, the specific mechanisms of this relationship remain underexplored. Particularly, there is a need to understand how components of teamwork, such as situation monitoring, can be linked to the impact of a speaking-up climate on relevant outcomes. This study aimed to investigate the direct and indirect effects of a speaking-up climate on patient safety and quality of care using situation monitoring as a potential mediator. Patients and Methods: This cross-sectional study used survey data from 380 staff nurses who provided direct patient care at three Korean hospitals. Structural equation modeling was utilized to test a hypothesized mediation model using Mplus 7.0. Results: Our data analysis confirmed the partial mediation model. As hypothesized, a speaking-up climate directly improved patient safety (β = 0.384, p < 0.001) and quality of care (β = 0.393, p < 0.001). Also, we found that indirect effects of a speaking-up climate on patient safety (β = 0.224, p < 0.001) and quality of care (β = 0.186, p = 0.005) through situation monitoring were significant. These results indicate that situation monitoring was found to significantly mediate the relationship between a speaking-up climate, patient safety, and quality of care. Conclusion: Our study demonstrates that the positive impact of a speaking-up climate extends beyond improving nurses’ speaking up. Further, fostering a speaking-up climate can significantly improve patient safety and quality of care, and situation monitoring has a critical role in this relationship. These findings contribute to understanding how encouraging a speaking-up climate could benefit patient safety and care quality in healthcare organizations.