Mortalidade materna: perfil clínico e epidemiológico de uma maternidade pública do Amazonas.

Ribeiro, Camila de Araújo Lima;
Freire, Carlos Henrique Esteves.
Resumo

Objetivo:
Avaliar o perfil clínico e epidemiológico das mortes maternas ocorridas em uma maternidade pública de Manaus no período de janeiro de 2016 a dezembro de 2019.
Métodos:
Trata-se de um estudo do tipo descritivo e retrospectivo realizado a partir de dados contidos em prontuários médicos do Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) da Maternidade Ana Braga na cidade de Manaus-AM. A amostra foi constituída por pacientes admitidas na Maternidade Ana Braga e que evoluíram com óbito no ciclo gravídico puerperal, que consiste em grávidas, em trabalho de parto, que deram à luz ou que abortaram dentro de um período de até 42 dias.
Resultados:
Foram avaliados 29 prontuários de pacientes que foram a óbito no ciclo gravídico puerperal. Essas mulheres tinham entre 14 e 42 anos de idade. Quanto à escolaridade, 56,3% delas tinham ensino médio. Quanto à etnia, as mulheres negras e pardas representaram a maioria, as solteiras, o maior percentual. No óbito materno, observou-se que 10 mulheres realizaram menos de seis consultas pré-natal, a principal via de parto foi a cesariana e o choque séptico foi o mais prevalente como causa de morte.
Conclusão:
Esse resultado sugere a necessidade de avaliação do acesso oportuno das gestantes à assistência pré-natal, ao parto e ao puerpério adequada, além de melhorias na promoção de políticas públicas que busquem a redução da mortalidade materna.(AU)
Assuntos
Humanos; Feminino; Gravidez; Mortalidade Materna; Causas de Morte; Choque Hemorrágico/mortalidade; Choque Séptico/mortalidade; Perfil de Saúde; Brasil/epidemiologia; Registros Médicos/estatística & dados numéricos; Epidemiologia Descritiva; Estudos Retrospectivos; Saúde da Mulher; Gravidez de Alto Risco

Causas da morte; Causes of death; Choque em obstetrícia; Epidemiologia; Epidemiology; Gestação de alto risco; Health profile; High-risk pregnancy; Maternal mortality; Mortalidade materna; Obstetrics shock; Perfil de saúde; Saúde da mulher; Women's health
 

Revista
Biblioteca Virtual em Saúde
Data de publicação
Volume
50
Fascículo
4