Os efeitos da liderança para a autoestima, inclusão, confiança e segurança psicológica na notificação de erros no cuidado de saúde

Kim C Brimhall
Chou-Yu Tsai
Rory Eckardt
Shelley Dionne
Biying Yang
Adam Sharp
Título original
The effects of leadership for self-worth, inclusion, trust, and psychological safety on medical error reporting
Resumo

Contexto. Embora a confiança e a segurança psicológica (SP) sejam fundamentais para melhorar a segurança do paciente e a notificação de erros no cuidado de saúde, sabe-se pouco sobre como operam em conjunto e como os sistemas de saúde promovem a SP. Objetivo. Este estudo examinou como a liderança para a autoestima, inclusão e confiança pode operar em conjunto para promover a SP e como isso influencia a notificação de erros no cuidado de saúde. Abordagem. Ao longo de 2019, coletamos dados com 373 funcionários (taxa de resposta de 24%) em 85 departamentos hospitalares (taxa de resposta de 54%) em um sistema de saúde sem fins lucrativos no leste dos Estados Unidos. Os construtos foram operacionalizados em nível departamental. Resultados. O modelo de regressão binomial negativa constatou vários efeitos diretos. A liderança para a autoestima apresentou uma associação positiva com a inclusão, a inclusão teve associação positiva com a confiança e a SP, a confiança teve associação positiva com a notificação de erros, e a SP teve associação negativa com a notificação de erros. Os efeitos indiretos indicaram que a liderança para a autoestima teve associação positiva com a SP por melhorar a inclusão. Além disso, a liderança para a autoestima aumentou a inclusão, o que aumentou a confiança e, em última análise, fomentou a SP. A liderança para a autoestima esteve associada a uma menor notificação de erros no cuidado de saúde por aumentar a inclusão, a confiança e a SP. Implicações práticas. A confiança encoraja a notificação formal de erros no cuidado de saúde, enquanto a SP encoraja a aprendizagem com os erros e a melhoria do cuidado para reduzir a ocorrência de erros futuros (e, consequentemente, o número de erros notificados). Os líderes que compreendem as necessidades específicas dos funcionários expressam confiança nas suas competências e os incentivam a compartilhar suas ideias, criando ambientes de trabalho inclusivos e de confiança que fomentam a SP e, em última análise, ajudam a reduzir o número de erros notificados no cuidado de saúde. 
 

Resumo original

Background Although trust and psychological safety (PS) are critical for improving patient safety and medical error reporting, little is known about how they work together and how health care systems promote PS. Purpose This study examined how leadership for self-worth, inclusion, and trust may work together to foster PS and how this influences medical error reporting. Approach Data were collected in 2019 from 373 employees (24% response rate) in 85 hospital departments (54% response rate) in a nonprofit health care system in the eastern United States. Constructs were operationalized at the department level. Results Negative binomial path model results found several direct effects. Leadership for self-worth was positively associated with inclusion, inclusion was positively associated with trust and PS, trust was positively associated with reported medical errors, and PS was negatively associated with reported medical errors. Indirect effects uncovered leadership for self-worth was positively associated with PS by enhancing inclusion. In addition, leadership for self-worth increased inclusion, which increased trust and ultimately encouraged PS. Leadership for self-worth was associated with fewer reported medical errors through increasing inclusion, trust, and PS. Practical Implications Trust encourages the formal reporting of medical errors whereas PS encourages learning from mistakes and improving care to reduce future errors (and consequently the number of reported errors). Leaders who understand employees' unique needs, express confidence in employees' abilities, and encourage employees to share their ideas, create inclusive and trusting work environments that encourage PS and ultimately help reduce reported medical errors. 
 

Revista
Health Care Management Review
Data de publicação
Volume
48
Fascículo
2
doi
10.1097/HMR.0000000000000358.