Projeto Careggi de reengenharia da alta hospitalar: padronização da alta e melhor coordenação do cuidado entre os profissionais da saúde

Diana Paolini
Guglielmo Bonaccorsi
Chiara Lorini
Silvia Forni
Michela Tanzini
Giulio Toccafondi
Sara D'arienzo
Bassam Dannaoui
Fabrizio Niccolini
Matteo Tomaiuolo
Alessandro Bussotti
Alessandra Petrioli
Alessandro Moretini
Título original
Careggi Re-Engineered Discharge project: standardize discharge and improve care coordination between healthcare professionals
Resumo

CONTEXTO: O processo de alta hospitalar tem um papel fundamental no cuidado prestado ao paciente. O projeto Careggi Re-Engineered Discharge (CaRED) procurou estabelecer uma relação significativa entre os médicos de atenção primária e os pacientes ao longo de todo o processo de alta hospitalar. OBJETIVO: O objetivo deste artigo é descrever as atividades e resultados do projeto CaRED no período de 2014 a 2017. MÉTODO: O CaRED consiste em um protocolo de alta reestruturado, que prevê uma forma diferente e mais direta de comunicação entre o hospital e os médicos de atenção primária, possibilitada por um prontuário médico eletrônico ad hoc. A taxa de reinternação hospitalar e/ou de acessos ao serviço de emergência em 30 dias foi avaliada como um indicador substituto para a comunicação eficaz. Aplicamos um inquérito pré/pós-intervenção para avaliar as percepções dos médicos de atenção primária sobre a qualidade, bem como a satisfação do paciente e da família. RESULTADOS: O estudo avaliou um total de 1.549 internações, das quais 717 ocorreram no período pré-intervenção e 832 no período pós-intervenção. A taxa de reinternação hospitalar em 30 dias diminuiu significativamente no período pós-intervenção (14,4% vs. 19,4%, χ2(1)=8,03, p<0,05). Ao todo, 82 médicos participaram do inquérito pré-intervenção e 52 do pós-intervenção. Na fase pós-intervenção, a porcentagem de médicos que declarou que a carta de alta facilitou a comunicação sobre as causas da internação (χ2(1)=0,56, p=0,03) e a compreensão sobre o que fazer se as condições mudarem (χ2(31)=19,0, p<0,01) aumentou significativamente, assim como as percepções sobre um contato mais fácil com o médico hospitalar (χ2(3)=19,6, p<0,01). Ao todo, foram incluídos 280 pacientes na fase pré-intervenção e 282 na fase pós-intervenção. O nível de compreensão sobre as partes mais importantes da carta de alta (motivo da internação, terapia pós-alta, exames de acompanhamento e como entrar em contato com os serviços hospitalares) melhorou significativamente (p<0,01). CONCLUSÕES: O projeto CaRED melhorou significativamente o processo de alta e se tornou uma referência para melhorias locais nos padrões de comunicação com os médicos de atenção primária.

Resumo original

BACKGROUND: The hospital discharge process plays a key role in patient care. Careggi Re-Engineered Discharge (CaRED) aimed at establishing a meaningful relationship among general practitioners (GPs) and patients, throughout the discharge process. OBJECTIVE: The aim is to describe the activities and results in the period 2014-17 of the CaRED. METHODS: CaRED is a restructured discharge protocol, which foresees a different, more direct form of communication between hospital and GPs, enabled by an ad hoc electronic medical record. The 30-day hospital readmission rate and/or accesses to the emergency department were evaluated as proxy for effective communication. A pre-post survey was launched to assess the GPs' perceived quality, and patient and family satisfaction. RESULTS: A total of 1549 hospitalizations were included, respectively, 717 in the pre and 832 in the post-intervention period. The 30-day hospital readmission rate decreased significantly in the post-intervention period (14.4% vs. 19.4%, χ2(1) = 8.03, P < 0.05).Eighty-two and 52 GPs participated, respectively, in the pre- and post-survey. In the post-phase the percentage of GPs declaring the discharge letter facilitated the communication on the admission causes (χ2(1) = 0.56, P = 0.03) and on what to do if conditions change (χ2(31) = 19.0, P < 0.01) significantly increased, as well as the perception of an easier contact with the hospitalist (χ2(3) = 19.6, P < 0.01).Two-hundred-eighty and 282 patients were enrolled in the pre- and post-survey. The level of understanding of key parts of the discharge letter (reason for hospitalization, post-discharge therapy, follow-up examinations and how to contact the hospital ward) improved significantly (P < 0.01). CONCLUSIONS: CaRED significantly improved the discharge process and became a benchmark for local improvements in communication patterns with GPs.
 

Revista
Int J Qual Cuidados de Saúde
Data de publicação
Volume
34
Fascículo
3
doi
10.1093/intqhc/mzac060