Responsividade à pandemia em um ambiente de cuidado agudo: utilização de recursos operacionais de um hospital comunitário durante o surto de COVID-19

Jesse McLean
Cathy Clark
Aidan McKee
suzanne legue
Jane Cocking
Amanda Lamarche
Corey Heerschap
Sarah Morris
Tracey Fletcher
Corey McKee
Kristal Kennedy
Leigh Gross
André Broeren
Mateus Forder
Wendy Barner
Chris Tebbutt
suzanne reis
Giulio Di Diodato
Título original
Pandemic Responsiveness in an Acute Care Setting: A Community Hospital's Utilization of Operational Resources During COVID-19
Resumo

Resumo
Contexto: Para assegurar a continuidade dos serviços e, ao mesmo tempo, lidar com o surto de pacientes e infecções hospitalares durante a pandemia da doença do coronavírus de 2019 (COVID-19), os hospitais de cuidado agudo foram obrigados a fazer ajustes operacionais significativos. Neste artigo, identificamos e discutimos as principais estratégias e prioridades administrativas de um grande hospital comunitário localizado em Ontário, no Canadá.
Métodos: Orientados por uma abordagem qualitativa descritiva, realizamos uma análise temática de toda a documentação relacionada à COVID-19 discutida pelo centro de operações de emergência (COE) do hospital durante a primeira onda da pandemia. A seguir, pedimos a um grupo multidisciplinar de líderes hospitalares que apresentassem estratégias operacionais a fim de elaborar uma narrativa para cada tema.
Resultados: Deste exercício surgiram 7 temas recorrentes de importância fundamental para a resposta à pandemia pelo hospital: 1) Estrutura organizacional: adotamos um referencial modificado para o COE a fim de aumentar a interoperabilidade departamental e a consciência situacional; 2) Planejamento de capacidades: o Pensamento de Design orientou decisões rápidas sobre a infraestrutura para atender às necessidades emergentes; 3) Saúde ocupacional e segurança no local de trabalho: uma equipe multidisciplinar realizou testes sobre a adequação dos respiradores, tomou decisões sobre ausências críticas e avaliou as necessidades relacionadas ao bem-estar; 4) Planejamento de recursos humanos/força de trabalho: um novo planejamento da força de trabalho, recrutamento e estratégias de recolocação permitiram lidar com a escassez de pessoal; 5) Equipamento de proteção pessoal (EPI): para manter a disponibilidade de EPI, foi necessário um trabalho proativo de aprovisionamento a partir de fornecedores tradicionais e não tradicionais; 6) Resposta da comunidade: foram ativadas parcerias locais para redirecionar os pacientes através de um centro de avaliação e tratamento não baseado em encaminhamentos, apoiar o cuidado de longo prazo e instituições de longa permanência e estabelecer um hospital de campo com 70 leitos; 7) Comunicação corporativa: uma estratégia de comunicação robusta permitiu o acesso oportuno e transparente às informações em um cenário em rápida evolução.
Conclusão: A preparação operacional de um hospital comunitário para a COVID-19 foi apoiada pela interoperabilidade, a alavancagem de conhecimentos e parcerias internas e externas, a resolução criativa de problemas e o desenvolvimento de novas ferramentas para apoiar iniciativas de saúde ocupacional e comunitária.
 

Resumo original

Abstract
Background: To ensure continuity of services while mitigating patient surge and nosocomial infections during the coronavirus disease 2019 (COVID-19) pandemic, acute care hospitals have been required to make significant operational adjustments. Here, we identify and discuss key administrative priorities and strategies utilized by a large community hospital located in Ontario, Canada.
Methods: Guided by a qualitative descriptive approach, we performed a thematic analysis of all COVID-19-related documentation discussed by the hospital's emergency operation centre (EOC) during the pandemic's first wave. We then solicited operational strategies from a multidisciplinary group of hospital leaders to construct a narrative for each theme.
Results: Seven recurrent themes critical to the hospital's pandemic response emerged: 1) Organizational structure: a modified EOC structure was adopted to increase departmental interoperability and situational awareness; 2) Capacity planning: Design Thinking guided rapid infrastructure decisions to meet surge requirements; 3) Occupational health and workplace safety: a multidisciplinary team provided respirator fit-testing, critical absence adjudication, and wellness needs; 4) Human resources/workforce planning: new workforce planning, recruitment, and redeployment strategies addressed staffing shortages; 5) Personal protective equipment (PPE): PPE conservation required proactive sourcing from traditional and non-traditional suppliers; 6) Community response: local partnerships were activated to divert patients through a non-referral-based assessment and treatment centre, support long-term care and retirement homes, and establish a 70-bed field hospital; and 7) Corporate communication: a robust communication strategy provided timely and transparent access to rapidly evolving information.
Conclusion: A community hospital's operational preparedness for COVID-19 was supported by inter-operability, leveraging internal and external expertise and partnerships, creative problem solving, and developing novel tools to support occupational health and community initiatives.
 

Revista
J Saúde Multidisciplinarc
Data de publicação
Volume
15
doi
10.2147/JMDH.S361896