Contexto: A cultura de segurança do paciente (CSP) promove um ambiente de confiança no qual as pessoas são encorajadas a compartilhar informações para garantir a segurança psicológica. Para medir a CSP, a Veterans Health Administration (VHA) desenvolveu um inquérito sobre CSP composto por 20 itens, aplicando-o a todos os funcionários da VHA. O questionário inclui quatro escalas: (1) identificação de riscos e Cultura Justa, (2) transparência e mitigação de erros, (3) comunicação e confiança nos supervisores e (4) coesão e engajamento da equipe. Nosso objetivo foi comparar os dados do inquérito sobre CSP com dados qualitativos sobre a implementação em organizações de alta confiabilidade (OACs) em quatro hospitais da VHA selecionados de forma intencional, para avaliar como esses dados se manifestam e convergem. Métodos: Consultando informantes-chave, coletamos dados qualitativos centrados em compreender os esforços de implementação em OACs entre 2019 e 2020 em 4 dos 18 hospitais da VHA que implementaram programas de alta confiabilidade. Para explorar a extensão e a manifestação de cada uma das escalas de CSP nos quatro hospitais, combinamos os dados qualitativos com os dados do inquérito sobre CSP de cada hospital, exibindo-os conjuntamente. Resultados: As respostas aos questionários foram significativamente diferentes entre os quatro hospitais, para todas as quatro escalas de CSP. Entre os 20 itens do questionário, 12 (60,0%) apresentaram diferenças significativas entre os quatro hospitais. Por exemplo, observamos diferenças entre os hospitais nos seguintes itens: “Recebemos feedback sobre as mudanças implementadas com base na notificação de eventos” e “Reservamos tempo para identificar e avaliar os riscos à segurança do paciente”. Os dados qualitativos sustentaram as manifestações em 80,0% (16/20) dos itens individuais do inquérito entre os hospitais. Conclusão: Os autores constataram que as manifestações dos dados qualitativos estiveram bem alinhadas com as escalas de CSP na VHA, mas as relações nem sempre foram consistentes entre as fontes de dados. São necessários mais estudos para elucidar essas relações.
Background: Patient safety culture (PSC) fosters an environment of trust where people are encouraged to share information to promote psychological safety. To measure PSC, the Veteran's Health Administration (VHA) developed a PSC survey consisting of 20 items administered to all VHA employees. The survey comprises four scales: (1) risk identification and Just Culture, (2) error transparency and mitigation, (3) supervisor communication and trust, and (4) team cohesion and engagement. Our objective was to compare the PSC survey data to qualitative data regarding high reliability organization (HRO) implementation from four purposively selected VHA hospitals to assess how it manifests and converges. Methods: Qualitative data focused on understanding HRO implementation efforts were collected from key informants between 2019 and 2020 at 4 of the 18 VHA HRO implementation hospitals. To explore the extent and manifestation of each of the PSC scales among the 4 sites, we combined the qualitative data with the PSC survey data from each hospital using a joint display. Results: Survey responses were significantly different between the 4 hospitals for all 4 PSC scales. Of the 20 PSC survey items, 12 (60.0%) significantly differed across the 4 hospitals. For example, we saw cross-hospital differences in the following survey items: “We are given feedback about changes put into place based on event reports” and “We take the time to identify and assess risks to patient safety.” Qualitative data supported manifestations for 80.0% (16/20) of PSC individual survey items among hospitals. Conclusion: The authors found that the qualitative data manifestations were well aligned with the VHA PSC scales, but relationships were not always consistent between data sources. Further research is necessary to elucidate these relationships.