Uma revisão sistemática das perspectivas e experiências da população e dos pacientes, com base em estudos realizados na América Latina e no Caribe

Javier Roberti
Ezequiel Garcia Elorrio
Título original
A systematic review of population and patient perspectives and experiences as measured in Latin American and Caribbean surveys
Resumo

Sistemas de saúde de alta qualidade devem prestar um cuidado acessível e centrado nas pessoas, tanto para melhorar a saúde quanto para manter a confiança da população nos serviços de saúde. Além disso, a medição precisa das perspectivas da população é fundamental para responsabilizar os sistemas de saúde e fundamentar os esforços de melhoria. Para descrever o estado atual dessas medidas na América Latina e no Caribe (ALC), fizemos uma revisão sistemática de avaliações realizadas em instituições de saúde e na população em geral que incluíssem medidas das experiências e da satisfação dos pacientes. Fizemos pesquisas em 5 bases de dados em busca de estudos quantitativos que avaliassem a qualidade do cuidado de saúde em países da ALC de língua espanhola ou portuguesa, com foco nos processos de cuidado e na qualidade. Incluímos artigos publicados desde 2011 com amostragem de base nacional ou que incluíssem múltiplas regiões subnacionais. Tabulamos e descrevemos esses artigos, identificando e resumindo os itens usados para avaliar a qualidade do cuidado de saúde e classificando-os nos domínios de interesse. Das 5.584 publicações revistas, 58 artigos atenderam aos nossos critérios de inclusão. Em sua maioria, os estudos tiveram desenho transversal (95%), avaliaram todos os níveis de atenção à saúde (57%) e foram análises secundárias de inquéritos preexistentes (86%). A pesquisa revelou 33 inquéritos únicos que abrangeram 12 países da ALC; apenas 8 são inquéritos realizados regularmente. Os domínios de qualidade avaliados com mais frequência foram a satisfação (em 33 de 58 artigos, 57%), o cuidado baseado em evidências/efetivo (34%), os tempos de espera (33%), a comunicação clara (33%) e a facilidade de uso (31%). Os itens e classificações relatados variaram amplamente em termos dos instrumentos utilizados, os períodos de estudo e os locais geográficos. Nos países da ALC, são realizadas avaliações de indicadores de qualidade relatados pelos pacientes por meio de inquéritos aplicados em instituições de saúde e na população em geral; porém, essas avaliações são heterogêneas. A satisfação foi medida com frequência, embora seu uso para a responsabilização ou para fundamentar a melhoria da qualidade seja limitado. A medição da qualidade do cuidado de saúde na ALC precisa ser mais sistemática, regular, abrangente e liderada de forma colaborativa por pesquisadores, governos e formuladores de políticas para possibilitar a comparação de resultados entre os países e fundamentar adequadamente a implementação de políticas.
 

Resumo original

High-quality health systems must provide accessible, people-centred care to both improve health and maintain population trust in health services. Furthermore, accurate measurement of population perspectives is vital to hold health systems accountable and to inform improvement efforts. To describe the current state of such measures in Latin America and the Caribbean (LAC), we conducted a systematic review of facility and population-based assessments that included patient-reported experience and satisfaction measures. Five databases were searched for publications on quantitative surveys assessing healthcare quality in Spanish- or Portuguese-speaking LAC countries, focusing on the domains of processes of care and quality impacts. We included articles published since 2011 with a national sampling frame or inclusion of multiple subnational regions. We tabulated and described these articles, identifying, classifying and summarizing the items used to assess healthcare quality into the domains mentioned earlier. Of the 5584 publications reviewed, 58 articles met our inclusion criteria. Most studies were cross-sectional (95%), assessed all levels of healthcare (57%) and were secondary analyses of existing surveys (86%). The articles yielded 33 unique surveys spanning 12 LAC countries; only eight of them are regularly administered surveys. The most common quality domains assessed were satisfaction (in 33 out of 58 articles, 57%), evidence-based/effective care (34%), waiting times (33%), clear communication (33%) and ease of use (31%). Items and reported ratings varied widely among instruments used, time points and geographical settings. Assessment of patient-reported quality measures through population- and facility-based surveys is present but heterogeneous in LAC countries. Satisfaction was measured frequently, although its use in accountability or informing quality improvement is limited. Measurement of healthcare quality in LAC needs to 
be more systematic, regular, comprehensive and to be led collaboratively by researchers, governments and policymakers to enable comparison of results across countries and to effectively inform policy implementation.
 

Revista
The International Journal of Health Planning and Management
Data de publicação
doi
10.1093/heapol/czad083