Cultura de segurança do paciente: percepções e atitudes dos trabalhadores nas instituições hospitalares de Santa Maria

Autor pessoal
BARATTO, M. A. M.
Título acadêmico
Mestre em Enfermagem
Orientador
Tânia Solange Bosi de Souza Magnago
Enio Júnior Seidel
Instituição a qual se apresenta
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS)
Data de publicação
Páginas
186
País de publicação
Brasil
Cidade de publicação
Santa Maria
Resumo 2

A cultura de segurança do paciente é um componente fundamental para a qualidade dos serviços de saúde. Este estudo objetiva analisar as atitudes e percepções dos profissionais que atuam direta ou indiretamente no cuidado ao paciente hospitalizado, acerca da cultura de segurança do paciente. Trata-se de um estudo transversal, realizado em 2014, com profissionais da área da saúde e dos serviços de apoio de sete instituições hospitalares de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Como instrumento de pesquisa, utilizou-se a versão brasileira do Questionário de Atitudes de Segurança (SAQ) e questões sóciodemogáficas e laborais dos trabalhadores. Os dados foram organizados no programa Epiinfo 6.04®, com dupla digitação independente. Após a correção de erros e inconsistências, realizou-se a análise no programa PASW Statistic®, utilizando-se da estatística descritiva e analítica. O ponto de corte para avaliação positiva da cultura de segurança foi ? 75 pontos. O SAQ foi mensurado pela pontuação total e pelos seus seis domínios. Como resultados, participaram do estudo 2.634 profissionais, com predomínio do gênero feminino (72,6%), com idade entre 19 e 38 anos (50,9%), atuantes em turnos mistos (45,1%), em contato com os pacientes (71,6%), que não possuíam outro emprego (79,9%) e não faziam horas extras (66,2%). A consistência interna do SAQ foi 0,90. O escore total do SAQ variou entre 13,9 e 97,9, com mediana de 70,1 e média de 68,4 (±13,4). Evidenciou-se avaliação positiva nos domínios Clima de trabalho em equipe e Satisfação no trabalho, com mediana de 75 e 90 respectivamente, indicando que, por mais que existam dificuldades nos ambientes de trabalho, os profissionais manifestaram o gosto pelo que fazem, valorizaram os colegas e o setor em que trabalhavam. Os demais domínios apresentaram avaliação negativa para a cultura de segurança (<75).O domínio Percepção de Gerência do Hospital obteve o resultado mais baixo (mediana 60). Ao serem comparadas as duas categorias profissionais (saúde e apoio), identificou-se pouca variabilidade na avaliação dos domínios, embora os profissionais do apoio tendam a escores mais baixos. Os resultados apresentados não devem ser analisados isoladamente, mas como subsídios para a implementação de iniciativas de melhorias, a fim de aprimorar a qualidade da atenção ao paciente e aos profissionais.

Palavras-chave: Segurança do Paciente. Cultura Organizacional. Enfermagem. Hospitais. Questionário sobre atitudes de segurança.

Nota geral

Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem | Área de Concentração Cuidado, Educação e Trabalho em Enfermagem e Saúde| Linha de Pesquisa Trabalho e Gestão em Enfermagem e Saúde

Idioma:
Português