A melhoria da qualidade do cuidado de saúde consiste na promoção de mudanças positivas nos resultados para os pacientes, no desempenho do sistema de saúde e no desenvolvimento dos profissionais de saúde, a partir de esforços desses profissionais e de pacientes, familiares, gestores e pesquisadores, entre outros atores. As mudanças almejadas podem ser no sentido de tornar o cuidado ou sistema de saúde mais seguro, efetivo, eficiente, oportuno, equânime ou centrado no paciente.
Têm sido colocadas questões relevantes sobre como promover melhorias de forma consistente e sustentável, mas, especialmente, como produzir conhecimento generalizável sobre a melhoria da qualidade do cuidado de saúde, apesar do crescente entendimento de que ela é fortemente dependente do contexto.
A ciência da melhoria do cuidado de saúde coloca a perspectiva de desenvolvimento de processos de melhoria da qualidade do cuidado de saúde sob uma ótica científica, sistematizada, baseada em teorias e no teste de hipóteses sobre os mecanismos de mudança que se espera acionar. Para além de avaliar se uma intervenção funciona, visa também entender como, por que e sob quais condições contextuais ela funciona. A ciência da melhoria do cuidado de saúde nutre-se de conhecimentos de diversas áreas, abrangendo desenho, desenvolvimento, implementação e estudo da efetividade, eficiência e sustentabilidade de intervenções para a melhoria da qualidade do cuidado.
No seu escopo, também se incluem projetos de melhoria da qualidade, geralmente conduzidos em nível local, com caráter pragmático, baseados em ciclos PDSA (Planejar-Desenvolver-Estudar-Avaliar). Esses projetos simulam testes de hipóteses sucessivos acerca de mecanismos/componentes de uma intervenção, com vistas a atingir resultados melhores e com menor variabilidade.
Intervenções para a melhoria da qualidade do cuidado de saúde são comumente complexas e envolvem componentes técnicos (estruturais) e adaptativos (socioculturais). A compreensão de como essas intervenções funcionam e interagem com diferentes contextos, a partir de sistematização e documentação dos diversos passos, é fundamental para a construção de conhecimento mais amplamente aplicável.
Em seus 10 anos de existência, o Proqualis disponibilizou diversos conteúdos sobre essa temática. Destacamos a seguir alguns dos mais relevantes:
1) Webinar ‘Melhoria do cuidado em saúde’ (Ademir Petenate, Unicamp, EDTI Projetos de Melhoria e Inovação e Institute for Healthcare Improvement; e Camila Lajolo, Proqualis e Associação Congregação de Santa Catarina)
3) A promoção da melhoria como ciência
4) Sete proposições da ciência da melhoria: explorando as bases da disciplina
5) Melhoria de qualidade que agrega valor – o cuidado de saúde
7) Aula ‘O modelo de melhoria’
8) Aula ‘Medidas e indicadores’
Coletânea traz os principais conteúdos sobre o tema publicados no nosso portal ao longo de uma década