A Health Foundation, nona maior instituição beneficente da Inglaterra, avaliou a tradução realizada pelo Portal Proqualis e concordou com a publicação do conteúdo de seu centro de recursos de segurança do paciente, que reúne evidências e novos recursos para a prestação de cuidados seguros e confiáveis. Conhecer melhor a atuação da Health Foundation e prospectar possíveis formas de cooperação foram a pauta da visita feita pela Dra. Claudia Travassos, coordenadora do Proqualis, à instituição em maio.
Criada em 1983 com recursos de doação do Private Patients Plan Limited (PPP), a Health Foundation, então PPP Medical Trust, foi rebatizada em 1998 como PPP Healthcare Medical Trust, quando teve um aporte de cerca de 540 milhões de libras resultante da venda do PPP Healthcare. Totalmente independente, a instituição trabalha para que o sistema de saúde do Reino Unido, uma das maiores organizações do mundo, tenha a melhor qualidade possível: segura, eficaz, oportuna, equitativa e centrada no paciente. Em 2003, tornou-se a Health Foundation e hoje, através de seus programas, investe 17 milhões de libras por ano no Reino Unido, em projetos que promovam as prioridades da instituição: a segurança do paciente e o cuidado centrado no paciente.
A coordenadora do Proqualis relata que os dirigentes da Health Foundation com quem se reuniu mostraram-se interessados em sugestões e comentários sobre o conteúdo do centro de recursos de segurança do paciente, que acaba de lançar nova versão on-line (www.patientsafetynow.org.uk). O novo centro concentra-se em três áreas principais: gestão da segurança, idosos frágeis e diabetes. Reúne documentos fundamentais para pesquisa, normas, diretrizes de implementação e estudos de casos, fornecendo acesso rápido e confiável a informações atualizadas sobre segurança do paciente para gestores e profissionais de saúde. A revisão de todo o conteúdo é feita por uma equipe de especialistas em segurança do paciente, o que garante sua qualidade. Outras áreas serão adicionadas no futuro.
A instituição promove mensalmente processo de seleção de estudos que trazem novidade, qualidade metodológica e relevância para o aperfeiçoamento dos cuidados de saúde (http://www.health.org.uk/learning/research-scan/about/#select). “Quando as investigações financiadas pela Health Foundation resultam em uma prática efetiva para a segurança do paciente, são implementadas em serviços e debatidas através de cases que utilizam vários métodos para olhar em detalhes para uma organização e fazer um relato minucioso daquele exemplo específico. Na atual abordagem de segurança do paciente adotada pela instituição, os cases relatam mais o que deu certo, do que o porquê deu errado”, explica a Dra. Claudia Travassos.
Outra informação importante obtida pela coordenadora do Proqualis é de que a Health Foundation, embora não faça parcerias, trabalha em colaboração com seis universidades da Inglaterra na formação de pesquisadores, em especial na área de desenvolvimento da ciência. “Essas universidades vão promover um encontro sobre segurança do paciente em 2014 e são as que mais desenvolvem pesquisas nas áreas de interesse da Health Foundation, que também abre editais para a realização de pesquisas”.
Coordenadora do Proqualis visita a Health Foundation, referência em segurança do paciente na Inglaterra, e abre caminhos para cooperação.