Higienização das mãos pode salvar vidas

Autor institucional
Organização Mundial da Saúde

‘Uma assistência limpa é uma assistência mais segura’. É com base nesse slogan que a Organização Mundial da Saúde (OMS) incentiva as instituições de saúde a criarem um plano de ação para a conscientização de profissionais de saúde, governo, administradores e gestores hospitalares sobre a importância da higienização das mãos para a prevenção e a redução das infecções, promovendo, assim, a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde. Dados da OMS indicam que a maioria das infecções pode ser prevenida por meio de uma única medida – lavar as mãos sempre e de forma correta. O dia 5 de maio marca a campanha anual da OMS sobre a importância da higienização das mãos.

A campanha Save Lives: Clean your hands foi criada em 2009 e teve adesão de mais de 14 mil centros de saúde de todo o mundo. Embora os estudos da própria organização indiquem que os países em desenvolvimento são os mais afetados em relação às infecções associadas aos cuidados da saúde, a data se compromete em alertar mundialmente para a importância da higienização das mãos.

As instituições interessadas em participar devem fornecer informações sobre suas ações pelo endereço eletrônico savelives@who.int. A fim de facilitar a elaboração do plano de ação das instituições, a OMS preparou modelos para acompanhamento dos resultados de adequação das unidades em três níveis: inadequados/básico, intermediário ou avançado/liderança. Os manuais podem ser baixados através desse link.

Para se inscrever, basta clicar aqui.

Na página eletrônica da campanha ‘Uma assistência limpa é uma assistência mais segura’, é possível encontrar um documento com as diretrizes para Higienização das Mãos no Cuidado em Saúde, ter acesso aos países participantes e a um guia para implementação da estratégia multimodal da OMS para melhoria da higiene das mãos. O papel da Organização visa incentivar medidas para manter esse movimento global. Manter esforços para melhorar a segurança do paciente exige uma ação dedicada e inovação das instituições de saúde, segundo a Organização.

Chamada

OMS indica limpeza das mãos como medida preventiva para redução de infecções e garantia da segurança de pacientes e profissionais de saúde. Campanha global acontece em 5 de maio.