Lista de verificação para o nascimento seguro

Com o objetivo de diminuir a mortalidade materna/perinatal/neonatal e infantil, a rede ePORTUGUÊSe convida a todos para participarem do projeto piloto idealizado pelo Programa de Segurança do Paciente da OMS, em que se pretende analisar a viabilidade, acessibilidade e utilidade de um protocolo para melhorar a saúde de mães e recém-nascidos.

A redução da mortalidade maternal – o objetivo do desenvolvimento do milênio 4 – é o objetivo que possui o menor resultado. Com o fim de reduzir tal realidade, a OMS desenvolveu um protocolo para melhorar a saúde de mães e recém-nascidos.

Trata-se da “Lista de verificação do nascimento seguro” projetada para que maternidades possam acessar de forma estruturada, os riscos relacionados ao parto. Considera-se que o nascimento pode ser caracterizado por eventos que são tanto rotineiros com inesperados e que complicações podem ocorrer em qualquer fase do trabalho de parto. Para proporcionar um atendimento mais seguro possível para gestantes e recém-nascidos, os profissionais de saúde devem estar aptos a oferecer cuidados práticos que tenham sido comprovadamente eficazes durante todo o período do parto e puerpério desde o momento em que a gestante é admitida no hospital até o momento de sua alta e do recém-nascido.

A “Lista de verificação do nascimento seguro” foi criada em 2012 para auxiliar os profissionais de saúde a realizarem atendimento seguro com prática que tenham o mais alto impacto em quatro momentos-chave do trabalho de parto. Em cada um destes momentos, algumas práticas importantes (itens da lista de verificação) devem ser registradas.

Em 2015, serão apresentadas as conclusões finais do protocolo e da lista de verificação.

Ainda é possível participar deste projeto. No momento não há nenhuma maternidade de nenhum país de língua portuguesa que esteja participando e utilizando a lista de verificação do parto seguro.

Para participar registre-se na página da OMS: http://www.who.int/patientsafety/implementation/checklists/childbirth_collaboration_registration/en/index.html

Sobre a Rede ePORTUGUÊSe:  http://www.who.int/eportuguese/mission/pt/

Chamada

Rede ePORTUGUÊSe convida maternidades de língua portuguesa para participarem de projeto da OMS