Ensaios clínicos e patrocinadores
Estudos tem identificado indícios de distorções nos ensaios clínicos patrocinados pela indústria farmacêutica que resultam em alegados benefícios e reduzidos riscos dos produtos.
Por isso, várias iniciativas têm sido tomadas; entre elas, tornar público o nome e o papel dos patrocinadores do estudo; tornar público o tipo de relacionamento entre os fabricantes e os pesquisadores; divulgação em websites dos protocolos de pesquisa e dos dados brutos com os resultados; o registro e a divulgação dos ensaios clínicos em curso, e outras.
Nesse contexto, é bem-vinda a iniciativa da Cochrane Collaboration de tornar público o relatório Industry Sponsorship and Research Outcome, de autoria de Lundh, Sismondo, Lexchin, Busuioc e Bero. Trata-se de uma revisão de artigos de revisão, que compararam os resultados dos estudos, conforme o patrocinador.
Entre os 48 artigos publicados entre 1986 e 2010, 37 consideravam apenas os medicamentos, 1 somente os dispositivos médicos, 1 os medicamentos e os dispositivos e 9 incluíram diferentes tipos de intervenção. Um quinto dos artigos eram restritos a doenças psiquiátricas. Trinta e cinco revisões incluíram apenas ensaios clínicos.
Segundo os autores, estudos patrocinadores pelos laboratórios fabricantes tem probabilidade aumentada em 24% e em 87% de apresentar resultados mais favoráveis sobre eficácia e sobre danos, respectivamente, quando comparados com estudos não patrocinados pelos fabricantes. Um dos 48 artigos de revisão analisados observou os resultados de 211 estudos sobre corticoides; os autores concluíram que os estudos com patrocínio dos fabricantes apresentavam estimativas quase 400% superiores, quanto à segurança desses fármacos, quando comparados aos estudos sem patrocínio dos fabricantes.
Para contornar o problema, propõe-se várias medidas. Entre ela, aumentar a transparência, fazendo com que revisões e protocolos de ensaios clínicos apresentem o nome dos financiadores dos ensaios, o que nem sempre ocorre. E, além disso, governos e fontes não comerciais devem aumentar os recursos para pesquisa independente sobre fármacos e dispositivos médicos, associando essa participação ao registro dos produtos pelas agências regulatórias.
Industry sponsorship and research outcome: a Cochrane review
JAMA Intern Med. 2013;173(7):580-581