Sobre o 24º Fórum Nacional do Institute for Healthcare Improvement (IHI) sobre Melhoria da Qualidade no Cuidado de Saúde

Autor pessoal
LAJOLO, C.

O 24º Fórum Nacional do Institute for Healthcare Improvement (IHI) sobre Melhoria da Qualidade no Cuidado de Saúde (24th Annual National Forum on Quality Improvement in Health Care) ocorreu em Orlando dos dias 9 a 12 de Dezembro, e contou com a participação de mais de 5.500 profissionais de saúde de 49 países, além de outros milhares que acompanharam as principais palestras via satélite.

O eixo norteador deste ano foi Momentos Definidores (Defining Moments), tema muito bem abordado nas 4 principais palestras conduzidas por Maureen Bisognano (CEO do IHI), Dan Heath (co-autor dos best sellers Switch ,How to Change Things When Change is Hard, e Made to Stick), Anna Deavere Smith (atriz,roteirista e professora) e Don Berwick ( co-fundador, ex-presidente e CEO do IHI, ex-administrador dos Centers for Medicare & Medicaid Services dos EUA).

Além das palestras principais o fórum contou, entre outras atividades, com 75 seminários, 30 laboratórios e 25 minicursos, divididos em 5 pilares estratégicos: Inovar (Innnovate), Aumentar a Satisfação no Trabalho (Raise Joy in Work), Motivar (Motivate), Obter Resultados (Get Results), Sustentabilidade a Longo Prazo (Stay Vital in the Long Haul). Cada uma das atividades também era classificada conforme o nível de aprendizado: básico, avançado, estudante, apresentado por pacientes ou alinhado ao programa “Parceria pelos Pacientes”. Vale a pena destacar as excursões realizadas a locais como SeaWorld, Universal e Central Florida Zoo,entre outros, como forma de discutir a abordagem que outras indústrias têm de conceitos relevantes à melhoria da qualidade e da segurança do paciente.

Em sua palestra de abertura, Maureen Bisognano enfatizou a importância do cuidado centrado no paciente, exemplicando-o com histórias reais e definindo a necessidade de mudarmos o foco da pergunta de “O que importa?” (What matters) para “O que importa para você?” (What matters to you). Ela ainda apresentou uma lista de verificação para a disseminação da qualidade e da segurança nos sistemas de saúde composta pelos seguintes itens: a visão e a vontade (the vision and the will),idéias (ideas),escalonamento (scale up), atravessando paredes ( moving beyond walls), trabalho em equipe-a energia para mudança (teamwork-the energy for change).

A segunda conferência, ministrada por Anne Deavere Smith, brindou os participantes com uma interpretação pungente de histórias reais de pacientes e familiares em seus momentos definidores durante o cuidado de saúde. Durante a terceira conferência Dan Heath apresentou aos participantes um modelo para mudança organizacional baseado no exemplo do elefante e de seu condutor, analogias ao lado emocional e racional das pessoas, respectivamente. As três partes deste modelo são: direcionar o condutor (direct the rider), motivar o elefante (motivate the elephant), moldar o caminho (shape the path), o qual representa a cultura ou o ambiente da organização.

O encerramento do fórum se deu com a conferência de Don Berwick, na qual ele citou  os 11 monstros que atualmente assombram a área da saúde, os quais denominou de “Anatomia de Voldemort”, são eles: ataques à ciência (assaults on science), vendas nos olhos do profissionalismo (blinfolds on professionalism), ortodoxia na avaliação impedindo o aprendizado (evaluation orthodoxy that impedes learning), excesso- a quantidade de cuidado que não ajuda (excess-the amount of care that does not help), práticas nocivas de lucro (harmful profiteering), inovações sem valor comprovado (innovations without proof of worth), comportamento obstrutivo das corporações (obstructive behavior of guilds), compromisso enfraquecido com os pobres (weakening commitment to the poor),  silêncio sobre o cuidado paliativo e no fim da vida (silence about palliative and end-of-lIfe), compromisso inautêntico com a prevenção (inauthentic commitment to prevention), ausência de modelos de transição de negócio para o cuidado (absence business transition models for care). Após listar os problemas, Berwick apresentou as soluções: reafirmar a ciência como a base para a ação (reaffirm science as basis for action), utilizar cérebros globais (use global brains), aprender com a experiência de grandes sistemas (learn from experience in large systems), identificar o excesso e interrompe-lo (name the excess and stop it), identificar as práticas nocivas de lucro e interrompe-las (name harmful profiteering and stop it), exigir que as inovações provem seu valor (require innovations to prove their worth), ajudar as corporações a abraçarem a mudança (help guild welcome change), defender os pobres (defend the poor),melhorar  o cuidado paliativo e de fim da vida (improve palliative and end-of-life care), investir em prevenção autêntica (invest in authentic prevention), desenvolver e adotar modelos de transição de negócios (develop and adopt business transition models).

Dentre as atividades gerais do fórum,vale a pena destacar as seguintes sessões:

  •  O laboratório ministrado por Lloyd Provost, Maxine Powers e Mary Dixon-Woods, que discutiu de forma bastante interativa a integração dos métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos à melhoria da qualidade.
  • O seminário sobre Inteligência Estratégica e Conhecimento Profundo para Mudança em Organizações de Saúde no qual Cliff Norman e Michael Maccoby discutiram conceitos sobre liderança organizacional e apresentaram um modelo de como as instituições de saúde pode se transformar de organizações burocráticas , que apenas geram “cuidado” em organizações colaborativas, que aprendem e criam “saúde”.
  • O seminário sobre como os pagadores podem melhorar a qualidade do cuidado em grandes sistemas, no qual Pierre Baker conduziu uma mesa composta por especialistas como Enrique Ruelas, que discutiu a influencia que sistemas de financiamento e pagamento têm na expansão do acesso e da qualidade do cuidado.
  • O seminário ministrado por Derek Feeley e Jason Leitch sobre as lições aprendidas na jornada de qualidade da Escócia, que há cinco anos implantou um programa ambicioso, de escala nacional e base científica sólida para redução da mortalidade e do dano no sistema de saúde como um todo.
  • O trabalho oral apresentado pelo Cincinnatti Children’s Hospital sobre uma metodologia para mensuração e minimização da exposição a radiação durante procedimentos de tomografia computadorizada em pacientes pediátricos.

O Brasil foi o sexto país com o maior número de participantes dos 49 países representados, à exceção dos EUA. Contamos com 20 participantes e vários pôsteres apresentados, com os seguintes temas:

Obter Resultados (Get Results):

  • Alta Complexidade: Metodologia para Definição e Mensuração em Hospitais Privados (High Complexity: Methodology for Definition and Measurement in Private Hospitals) - Hospital Israelita Albert Einstein
  • Comunicação Efetiva de Resultados Laboratoriais Críticos baseada na Meta Internacional de Segurança do Paciente nº 2 da Joint Commission International (Effective Critical Laboratory Tests Communication based on The Joint Commission International Patient Safety Goal No.2) - Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia
  • Quedas em ambiente hospitalar: a importância da notificação de eventos (Falls in hospital environment: the importance of event notifications)-Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia
  • Cirurgia Segura para Crianças: Validação de uma Lista de Verificação Pré Operatória (Safe Surgery for Children: Validation of a Preoperative Checklist) - UNIFESP
  • Higienização das Mão e Segurança do Paciente: Conceitos e Práticas Durante o Treinamento de Profissionais de Saúde (Hand Hygiene and Patient Safety: Concepts and Practices During Healthcare Professionals Undergraduate Training).- UNIFESP
  • Pacote para Redução da Infecção de Corrente Sanguínea Associada a Cateter em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal Brasileira (Bundle to Reduce Catheter-Related Bloodstream Infection in a Brazilian Neonatal Intesive Care Unit) -UNIFESP
  • Plano de Educação do Paciente. Nossa Experiência no Hospital São Camilo (Patient Education Plan. Our experience in São Camilo Hospital) - Hospital e Maternidade São Camilo
  • Pacote da PAV. Uma história de sucesso (VAP Bundle. A success story)- Hospital e Maternidade São Camilo
  • Pesquisa do Hospital São Camilo sobre Cultura de Segurança do Paciente. Uma experiência brasileira (São Camilo Hospital Survey on Patient Safety Culture. A Brazilian experience.)-Hospital e Maternidade São Camilo
  • Integração de Dois Modelos Internacionais de Acreditação em um Sistema (Integration of Two International Models of Accreditation in a System) - Hospital e Maternidade São Camilo
  • Taxa de Eventos Adversos utilizada como Indicador Estratégico (Adverse Events Rate used as Strategic Indicator)-Hospital e Maternidade São Camilo
  • Redesenhando o fluxo do paciente no Departamento de Emergência. Uma experiência de resultados no Brasil.(Redesigning the ED patient flow to improve time door-doc. An experience of results in Brazil) - Rede D’Or São Luiz Anália Franco

Inovar(Innovate)

  • A Importância da Vigilância Hospitalar no Monitoramento das Metas Internacionais de Segurança do Paciente: Identificação do Paciente (The Importance of Hospital Surveillance in the IPSG Monitoring: Patient Identification)- Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia

A lista completa, bem como o conteúdo de todos os pôsteres apresentados está disponível no site do IHI (www.ihi.org), sendo necessário realizar inscrição gratuita no site para acesso.

O 25º Fórum Nacional do Institute for Healthcare Improvement (IHI) sobre Melhoria da Qualidade no Cuidado de Saúde será realizado entre os dia 8 a 11 de Dezembro de 2013, em Orlando.