Os indicadores de segurança do paciente aqui apresentados visam subsidiar o monitoramento de eventos adversos e erros ocorridos durante internações em hospitais de pacientes agudos.
Foram desenvolvidos após revisão da literatura, publicada no artigo “Indicadores de segurança do paciente para hospitais de pacientes agudos: revisão sistemática” (Gouvêa &Travassos, 2010) e adaptação ao contexto brasileiro por especialistas de diferentes áreas de conhecimento – profissionais de saúde, gestores e acadêmicos, através do Método Delphi e Grupo Nominal. Trabalho que teve início na Tese de Doutorado de Carla Gouvêa (2011) e foi concluído na pesquisa “Desenvolvimento de indicadores para monitoramento da segurança do paciente em hospitais de pacientes agudos” (2014).
Estes indicadores são instrumentos valiosos para auxiliar os Hospitais a identificar áreas que precisam ser mais bem estudadas, com vistas à melhoria da qualidade dos cuidados prestados aos pacientes.
A todos os especialistas que dedicaram seu conhecimento, experiência e tempo a estas duas pesquisas e possibilitaram o desenvolvimento destes indicadores, nosso Muito Obrigado!
Equipe de Pesquisa:
Claudia Travassos (Coordenadora)
Carla Gouvêa
Frederico Caixeiro
Luciana Santos de Carvalho
Beatriz Tavares de Pontes
Veja aqui as 6 áreas em que foram classificados os indicadores de segurança do paciente. Em cada área, acesse os indicadores e suas fichas técnicas.
1. Indicadores de Gineco-obstetrícia
2. Indicadores de Prevenção e Controle de Infecção
4.Indicadores de Unidades de Terapia Intensiva de Adultos