Promoção da Segurança do Paciente

Bate-papo com pesquisadoras da Fiocruz esclarece sobre Parto Agendado

Em junho deste ano de 2016, o Conselho Federal de Medicina (CFM) por meio de uma resolução definiu critérios que permitem realizar cesáreas a pedido das pacientes somente a partir da 39ª semana de gestação. Até agora, a idade gestacional mínima para fazer o parto cirúrgico eletivo era 37 semanas de gravidez, e a nova determinação só será considerada quando não houver indicação médica que aponte a antecipação do parto.

Você sabe o que é Segurança do Paciente?

Segurança do Paciente envolve ações promovidas pelas instituições de saúde para reduzir a um mínimo aceitável, o risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) prioriza dois desafios globais na área de Segurança do Paciente: reduzir a infecção associada ao cuidado em saúde, por meio de campanha de higienização das mãos e, promover a cirurgia mais segura.

Vai precisar ser internado? Cartilha do Paciente da ANAHP dá algumas orientações

A Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP) é uma entidade representativa dos principais hospitais privados do país. Em comemoração dos 15 anos da entidade, dentre os produtos lançados, destaca-se a Cartilha do Paciente ANAHP com orientações para o paciente sobre os cuidados durante a internação ou passagem pelo hospital. 

 

Programa Nacional de Segurança do Paciente

O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi instituído pelo Ministério da Saúde (MS), em 2013, através da Portaria do MS nº 529, de 1º de abril, com o objetivo de criar no Brasil um programa de contribuição para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde. O pilar do PNSP, são as seis metas de Segurança do Paciente:

  1. Identificar corretamente o paciente (entra as ilustrações)
  2. Melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde
  3. Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos
  4. Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos
  5. Higienizar as mãos para evitar infecções
  6. Reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão