Guia Curricular Multiprofissional de Segurança do Paciente

Autor institucional: 
Organização Mundial da Saúde
Título original: 
Patient Safety Curriculum Guide: Multi-professional Edition
Resumo: 

A edição do Guia Curricular Multiprofissional de Segurança do Paciente (Patient Safety Curriculum Guide) é abrangente e destinada a auxiliar as instituições acadêmicas de saúde na formação de profissionais em segurança do paciente. Como tal formação é relativamente nova para a maior parte dos educadores das áreas da saúde, o Guia Curricular apresenta, numa única publicação, referenciais educacionais e diversos conceitos e métodos para o ensino e a avaliação de conhecimentos sobre o tema.

Este Guia Curricular poderá ser facilmente integrado aos currículos preexistentes de educação em saúde. Ele adota uma abordagem flexível para atender às necessidades individuais e pode ser aplicado em diferentes culturas e contextos. Além disso, oferece às escolas e universidades da área da saúde um referencial explicativo e materiais de referência. Recomenda-se, no entanto, a adaptação às condições e ambientes locais e às necessidades e recursos dos alunos.

O desenvolvimento do Guia Curricular Multiprofissional começou em janeiro de 2010, baseando-se no Guia Curricular para Escolas de Medicina (Curriculum Guide for Medical Schools), publicado em 2009. Um grupo de trabalho formado por dentistas, médicos, parteiras, enfermeiros e farmacêuticos experientes, que eram membros de associações profissionais internacionais em suas respectivas áreas de atuação, juntamente com representantes das regiões da OMS, coordenou o trabalho de revisão do Guia Curricular de 2009, avaliando as evidências científicas disponíveis e reescrevendo seções para que pudessem ser aplicadas aos profissionais de todas essas áreas. O grupo de trabalho também incluiu estudos de caso multiprofissionais para dar apoio à aprendizagem interdisciplinar e fomentou ativamente a discussão entre especialistas e autores. Ao final, mais de 50 especialistas internacionais contribuíram com a preparação deste documento. Os autores, colaboradores, especialistas e outros profissionais que participaram ativamente do processo de trabalho estão citados na seção de agradecimentos no final do documento.

Disponível em: http://www.who.int/patientsafety/education/curriculum/en/index.html

Tradução: Proqualis

Tradutor: Diego Alfaro

Data de publicação: 
2011
Cidade de publicação: 
Rio de Janeiro
País de publicação: 
Brasil
Idioma do conteúdo: