Metodologias de Aprendizagem Ativa na graduação médica: Uma proposta de ensino-aprendizagem de Segurança do Paciente

Autor pessoal: 
MARRA, V. L. N.;
Título acadêmico: 
Especialização em Formação Docente em Medicina e Ciências da Saúde
Resumo: 

Este trabalho tem como propósito elaborar um modelo pedagógico sobre o tema Segurança do Paciente, para a graduação médica, utilizando metodologias de aprendizagem ativa. O fio condutor partiu da necessidade de elaborar o TCC- Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização ‘Formação Docente em Medicina e Ciências da Saúde: Novas Metodologias’, ministrado pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da PUC-Rio, concluído em abril de 2015.

Serviram de referencial para a elaboração da proposta pedagógica os documentos ‘Proposta Para uma Graduação Médica Contemporânea - Modelo PUC-Rio’, publicado em 2011 e as ‘Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação de Medicina’, publicadas em 2014. Para a elaboração do conteúdo de Segurança do Paciente, nos servimos fundamentalmente das recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Programa Nacional de Segurança do Paciente, lançado pelo Ministério da Saúde, em abril de 2013 e que tem como principal desafio a mudança da cultura da segurança entre profissionais de saúde. Entendendo que mudança de cultura implica em trabalho de longo prazo e, sobretudo com jovens, avaliamos que esta é uma excelente oportunidade para a elaboração deste trabalho.
 

Palavras-chave: Metodologias de aprendizagem ativa, Graduação Médica, Segurança do Paciente, Eventos Adversos.

Data de publicação: 
2015
Instituição a qual se apresenta: 
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)
Cidade de publicação: 
Rio de Janeiro
País de publicação: 
Brasil
Orientador: 
BIOLCHINI, J.
Nota geral: 
Monografia apresentada ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da PUC-Rio, como requisito parcial para conclusão do curso de Especialização em Formação Docente em Medicina e Ciências da Saúde: Novas metodologias.
Idioma do conteúdo: 
id_repositorio: 
679