Metodologias de Aprendizagem Ativa na graduação médica: Uma proposta de ensino-aprendizagem de Segurança do Paciente
Este trabalho tem como propósito elaborar um modelo pedagógico sobre o tema Segurança do Paciente, para a graduação médica, utilizando metodologias de aprendizagem ativa. O fio condutor partiu da necessidade de elaborar o TCC- Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização ‘Formação Docente em Medicina e Ciências da Saúde: Novas Metodologias’, ministrado pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da PUC-Rio, concluído em abril de 2015.
Serviram de referencial para a elaboração da proposta pedagógica os documentos ‘Proposta Para uma Graduação Médica Contemporânea - Modelo PUC-Rio’, publicado em 2011 e as ‘Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação de Medicina’, publicadas em 2014. Para a elaboração do conteúdo de Segurança do Paciente, nos servimos fundamentalmente das recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Programa Nacional de Segurança do Paciente, lançado pelo Ministério da Saúde, em abril de 2013 e que tem como principal desafio a mudança da cultura da segurança entre profissionais de saúde. Entendendo que mudança de cultura implica em trabalho de longo prazo e, sobretudo com jovens, avaliamos que esta é uma excelente oportunidade para a elaboração deste trabalho.
Palavras-chave: Metodologias de aprendizagem ativa, Graduação Médica, Segurança do Paciente, Eventos Adversos.