Sabedoria a partir das adversidades: aprendendo e crescendo com os erros

PLEWS-OGAN, M. ; OWENS, J. E. ; MAY, N. B.
Título original:
Wisdom through adversity: Learning and growing in the wake of an error
Resumo:

Objetivo: Os erros no cuidado de saúde são uma experiência quase universal para os médicos. Um erro que causa dano a um paciente é uma das experiências mais difíceis que um médico pode enfrentar. As experiências difíceis podem resultar em crescimento. Este estudo investiga as formas que os médicos encontram para lidar positivamente com o fato de terem cometido um erro grave. O artigo descreve os elementos comuns identificados na forma como os médicos lidam positivamente com essas circunstâncias difíceis e as maneiras positivas que encontram para aprender e mudar.

Métodos: Os médicos foram recrutados em todo o país através de anúncios e de contatos pessoais. Os pesquisadores fizeram entrevistas aprofundadas com 61 médicos que haviam cometido erros graves. Analisamos as transcrições literais das entrevistas utilizando a abordagem da teoria fundamentada e a metodologia da análise comparativa constante.

Resultados: A nossa análise identificou cinco grandes elementos envolvidos no processo de lidar positivamente com a experiência de cometer um erro grave no cuidado de saúde: aceitação, intervenção, integração, nova narrativa e sabedoria. O conteúdo de cada elemento foi detalhado em subtemas.

Conclusão: Este estudo apresenta evidências de que o ato de lidar com um erro grave pode ser uma experiência formativa positiva para os médicos e pode servir como um "guia" para o crescimento a partir dessa experiência.

Implicações práticas: A profissão deve agora buscar maneiras de promover o desenvolvimento da sabedoria adquirida a partir dessas experiências difíceis.

Resumo Original:

Objective: Medical errors are a nearly universal experience for physicians. An error that harms a patient is one of the most difficult experiences that physicians face. Difficult experiences can result in growth. This study investigates how physicians coped positively with having made a serious mistake. This paper describes common elements identified in how physicians coped positively with these difficult circumstances, and the positive ways in which they learned and changed.

Methods: Physicians were recruited nationally through advertisement and word of mouth. Researchers conducted in-depth interviews with 61 physicians who had made a serious medical error. Verbatim transcripts were analyzed using a grounded theory approach and constant comparative analysis methodology.

Results: Our analysis identified five major elements in the process of coping positively with the experience of a serious medical error. These elements included acceptance, stepping in, integration, new narrative and wisdom. Subthemes further detail the content within each element.

Conclusion: This study provides evidence that the experience of coping with a serious mistake can be formative in a positive way for physicians and provides a "roadmap" for growth through this experience.

Pratice implications: The profession must now seek ways to foster the development of wisdom out of these difficult experiences.

Fonte:
Patient Education and Counseling ; 91(2): 236-42; 2013. DOI: 10.1016/j.pec.2012.12.006.