Barreiras à implementação de uma iniciativa para redesenhar o modelo de transferência de informações e retroalimentação no cuidado de pacientes agudos: resultados de um estudo de múltiplos casos

VAN LEIJEN-ZEELENBERG, J. E. ; VAN RAAK, A. J. ; DUIMEL-PEETERS, I. G. ; KROESE, M. E. ; BRINK, P. R. ; RUWAARD, D. ; VRIJHOEF, H. J.
Título original:
Barriers to implementation of a redesign of information transfer and feedback in acute care: results from a multiple case study
Resumo:

Contexto: A transferência precisa de informações é um elemento importante para a continuidade do cuidado e a segurança do paciente. Embora exista uma necessidade premente de melhorar a comunicação no cuidado de pacientes agudos, faltam dados sobre a promoção de melhorias à comunicação. Este estudo procura descrever as barreiras à implementação de uma iniciativa para redesenhar o modelo existente de transferência de informações e retroalimentação.

Métodos: Utilizando métodos mistos, estudamos seis casos (redes de atenção a pacientes agudos) ocorridos nos Países Baixos. A iniciativa foi implementada numa rede de  cuidado a pacientes agudos, e as outras cinco redes serviram como grupos-controle. Realizamos grupos focais para entrevistar os membros das redes de cuidado a pacientes agudos e enviamos questionários aos prestadores que trabalhavam  nessas redes.

Resultados: Os participantes relataram três conjuntos de barreiras à implementação do modelo: (a) as rotinas existentes de transferência de informações e retroalimentação nas organizações que integram a rede de cuidado a pacientes agudos; (b) as barreiras relacionadas ao método e ao período de implementação; (c) a ausência de um grande "senso de urgência" entre os prestadores da rede de cuidado a pacientes agudos, que ajudaria a melhorar o processo de comunicação.

Conclusões: Este estudo demonstra que os fatores organizacionais desempenham um papel importante no êxito ou fracasso de uma iniciativa para redesenhar um processo de comunicação. As rotinas organizacionais podem prejudicar a implementação de uma iniciativa se esta modificar amplamente as rotinas dos prestadores envolvidos. Na implementação de uma iniciativa de redesenho, é preciso dar atenção não só às características dos prestadores, como também ao processo de desaprender as rotinas organizacionais existentes.

Resumo Original:

Background: Accurate information transfer is an important element of continuity of care and patient safety. Despite the demonstrated urge for improvement of communication in acute care, there is a lack of data on improvements of communication. This study aims to describe the barriers to implementation of a redesign of the existing model for information transfer and feedback.

Methods: A case study with six cases (i.e. acute care chains), using mixed methods was carried out in the Netherlands. The redesign was implemented in one acute care chain while the five other acute care chains served as control groups. Focus group interviews were held with members of the acute care chains and questionnaires were sent to care providers working in the acute care chains.

Results: Respondents reported three sets of barriers for implementation of the model: (a) existing routines for information transfer and feedback in organizations within the acute care chain; (b) barriers related to the implementation method and time period; and (c) the absence of a high 'sense of urgency' amongst providers in the acute care chain which would aid in improving the communication process.

Conclusions: This study shows that organizational factors play an important role in the success or failure of redesigning a communication process. Organizational routines can hamper implementation of a redesign if it differs too much from the routines of care providers involved. Besides focusing on provider characteristics in the implementation of a redesigned process, specific attention should be paid to unlearning existing organizational routines.

Fonte:
BMC Health Services Research ; 14(149): 2014. DOI: 10.1186/1472-6963-14-149.
DECS:
comunicação, continuidade da assistência ao paciente, medicina de emergência, estudos de casos organizacionais, melhoria de qualidade, retroalimentação , grupos focais, modelos organizacionais