A influência dos fatores organizacionais na segurança do paciente: examinando as passagens de caso bem sucedidas no cuidado de saúde

RICHTER, J. P. ; MCALEARNEY, A. S. ; PENNELL, M. L.
Título original:
The influence of organizational factors on patient safety: Examining successful handoffs in health care
Resumo:

Contexto: Embora as passagens de casos clínicos no cuidado de saúde tenham sido amplamente estudadas, elas continuam a ser problemáticas. Há estudos que mostram que as más passagens de caso estão associadas a um aumento nos custos, na morbidade e na mortalidade. Nenhum estudo anterior comparou as percepções dos administradores e dos profissionais clínicos em relação às passagens de caso.

Objetivo: Nossos objetivos foram: (a) determinar se as percepções sobre os fatores organizacionais que podem influenciar a segurança do paciente estão associadas positivamente às percepções sobre passagens de caso bem sucedidas; (b) identificar os fatores organizacionais que mais influenciam as percepções sobre as passagens de caso bem sucedidas; e (c) determinar se as associações entre as percepções sobre esses fatores e sobre as passagens de caso bem sucedidas diferem entre os administradores e os profissionais clínicos.

Metodologia/Abordagem: No total, 515.637 respondentes de 1.052 hospitais preencheram o Inquérito Hospitalar sobre Cultura de Segurança do Paciente, que avaliou as percepções sobre fatores organizacionais que influenciam a segurança do paciente. Utilizando a regressão múltipla dos quadrados mínimos ponderados, testamos sete fatores organizacionais como preditores de passagens de caso bem sucedidas. Integramos três modelos separados, usando dados coletados com (a) todos os respondentes, (b) somente os administradores e (c) somente os profissionais clínicos.

Resultados: Observamos que a percepção sobre o trabalho em equipe entre unidades hospitalares era o preditor mais significativo de passagens de caso percebidas como bem sucedidas. As percepções sobre os contingentes de pessoal e sobre o nível de apoio à segurança oferecido pela administração hospitalar também estiveram associadas positivamente às passagens de caso percebidas como bem sucedidas, tanto entre administradores como entre profissionais clínicos. Dentre os administradores, as percepções sobre o aprendizado organizacional ou sobre a melhoria contínua apresentaram uma associação positiva significativa com as passagens de caso percebidas como bem sucedidas, mas essa associação foi negativa entre os profissionais clínicos. As percepções sobre o grau de abertura da comunicação só apresentaram uma associação significativa entre os profissionais clínicos.

Implicações Práticas: Os hospitais devem priorizar o trabalho em equipe entre as unidades e esforçar-se para melhorar a comunicação na organização, a fim de melhorar as passagens de casos clínicos. Além disso, os hospitais devem possuir um contingente de pessoal adequado e a administração deve apoiar a segurança do paciente. Observamos notáveis diferenças entre as percepções dos administradores e dos profissionais clínicos em relação à importância do aprendizado organizacional, que deverão ser mais bem avaliadas em estudos futuros.

Resumo Original:
Background: Although patient handoffs have been extensively studied, they continue to be problematic. Studies have shown poor handoffs are associated with increased costs, morbidity, and mortality. No prior research compared perceptions of management and clinical staff regarding handoffs.

Purpose: Our aims were (a) to determine whether perceptions of organizational factors that can influence patient safety are positively associated with perceptions of successful patient handoffs, (b) to identify organizational factors that have the greatest influence on perceptions of successful handoffs, and (c) to determine whether associations between perceptions of these factors and successful handoffs differ for management and clinical staff.

Methodology/Approach: A total of 515,637 respondents from 1,052 hospitals completed the Hospital Survey on Patient Safety Culture that assessed perceptions about organizational factors that influence patient safety. Using weighted least squares multiple regression, we tested seven organizational factors as predictors of successful handoffs. We fit three separate models using data collected from (a) all staff, (b) management only, and (c) clinical staff only.

Findings: We found that perceived teamwork across units was the most significant predictor of perceived successful handoffs. Perceptions of staffing and management support for safety were also significantly associated with perceived successful handoffs for both management and clinical staff. For management respondents, perceptions of organizational learning or continuous improvement had a significant positive association with perceived successful handoffs, whereas the association was negative for clinical staff. Perceived communication openness had a significant association only among clinical staff.

Practice Implications: Hospitals should prioritize teamwork across units and strive to improve communication across the organization in efforts to improve handoffs. In addition, hospitals should ensure sufficient staffing and management support for patient safety. Different perceptions between management and clinical staff with respect to the importance of organizational learning are noteworthy and merit additional study.
Fonte:
Health Care Management Review ; 41(1): 32–41; 2014. DOI: 10.1097/HMR.0000000000000033.
DECS:
comunicação, administração hospitalar, cultura organizacional, equipe de assistência ao paciente, transferência da responsabilidade pelo paciente , gestão da segurança, segurança do paciente