Questionário sobre atitudes de segurança: propriedades psicométricas, dados de comparação com o padrão e pesquisa emergente

SEXTON, J. B. ; HELMREICH, R. L. ; NEILANDS, T. B. ; ROWAN, K. ; VELLA, K. ; BOYDEN, J. ; ROBERTS, P. R.
Título original:
The Safety Attitudes Questionnaire: psychometric properties, benchmarking data, and emerging research
Resumo:

Contexto: Atualmente existe um grande interesse em medir as atitudes dos profissionais de saúde em relação a questões relevantes para a segurança do paciente (o que costuma ser chamado de clima ou cultura de segurança). Neste artigo, descrevemos as propriedades psicométricas do Questionário de Atitudes de Segurança da Universidade do Texas [University of Texas Safety Attitudes Questionnaire], estabelecemos dados de comparação com o padrão e discutimos as áreas emergentes da pesquisa na área.

Métodos: Realizamos seis inquéritos transversais entre profissionais de saúde (n=10.843) de 203 áreas clínicas (incluindo unidades de terapia intensiva, centros cirúrgicos, ambientes de internação hospitalar e ambulatórios) em três países (EUA, Reino Unido e Nova Zelândia). Análises multinível geraram resultados nos âmbitos da área clínica e do respondente dentro de cada área clínica. Apresentamos aqui a confiabilidade da escala, os efeitos piso e teto, as cargas fatoriais dos itens do questionário, as correlações entre os fatores e a porcentagem de respondentes que concordaram com cada item e com a escala.

Resultados: Um modelo com seis fatores sobre as atitudes dos profissionais adequou-se aos dados tanto no âmbito da área clínica como no do respondente dentro de cada área clínica. Os fatores foram: clima de trabalho em equipe, clima de segurança, percepções sobre a administração hospitalar, satisfação com o emprego, condições de trabalho e reconhecimento do estresse. A confiabilidade da escala foi de 0,9. As atitudes dos profissionais de saúde foram extremamente variadas, tanto no interior de uma organização como entre organizações. Apresentamos os resultados de modo a permitir comparações entre organizações e discutimos também a pesquisa emergente.

Conclusão: O Questionário de Atitudes de Segurança demonstrou boas propriedades psicométricas. As organizações de saúde podem utilizar este instrumento para medir as atitudes dos prestadores de cuidado de saúde diante de seis domínios ligados à segurança do paciente, para comparar a sua própria organização com outras, para promover intervenções destinadas a melhorar as atitudes de segurança e para medir a efetividade dessas intervenções.

Resumo Original:

Background: There is widespread interest in measuring healthcare provider attitudes about issues relevant to patient safety (often called safety climate or safety culture). Here we report the psychometric properties, establish benchmarking data, and discuss emerging areas of research with the University of Texas Safety Attitudes Questionnaire.

Methods: Six cross-sectional surveys of health care providers (n = 10,843) in 203 clinical areas (including critical care units, operating rooms, inpatient settings, and ambulatory clinics) in three countries (USA, UK, New Zealand). Multilevel factor analyses yielded results at the clinical area level and the respondent nested within clinical area level. We report scale reliability, floor/ceiling effects, item factor loadings, inter-factor correlations, and percentage of respondents who agree with each item and scale.

Results: A six factor model of provider attitudes fit to the data at both the clinical area and respondent nested within clinical area levels. The factors were: Teamwork Climate, Safety Climate, Perceptions of Management, Job Satisfaction, Working Conditions, and Stress Recognition. Scale reliability was 0.9. Provider attitudes varied greatly both within and among organizations. Results are presented to allow benchmarking among organizations and emerging research is discussed.

Conclusion: The Safety Attitudes Questionnaire demonstrated good psychometric properties. Healthcare organizations can use the survey to measure caregiver attitudes about six patient safetyrelated domains, to compare themselves with other organizations, to prompt interventions to improve safety attitudes and to measure the effectiveness of these interventions.

Fonte:
BMC Health Services Research ; 6(44): 2006. DOI: 10.1186/1472-6963-6-44.