A abertura de informações sobre eventos adversos e erros no cuidado cirúrgico: desafios e estratégias para melhorar

LIPIRA, L. E. ; GALLAGHER, T. H.
Título original:
Disclosure of adverse events and errors in surgical care: challenges and strategies for improvement
Resumo:

A abertura de informações para os pacientes sobre eventos adversos, inclusive aqueles causados por erros no cuidado de saúde, é uma parte crítica do cuidado de saúde centrado no paciente e, ao mesmo tempo, um componente fundamental da segurança do paciente e da melhoria da qualidade. A abertura de informações beneficia os pacientes, os prestadores de serviços e as instituições de cuidado de saúde. Entretanto, o ato de abrir as informações pode ser difícil para os médicos. Os cirurgiões lidam com a abertura de informações de forma singular se comparados com as outras especialidades médicas. Além disso, a abertura de informações no ambiente de cuidado cirúrgico envolve desafios bastante específicos. A frequência dos eventos adversos cirúrgicos em conjunto com um sistema de responsabilidade civil disfuncional, a organização do pessoal em equipes cirúrgicas e obstáculos criados inadvertidamente pelas iniciativas existentes de segurança do paciente cirúrgico podem contribuir para um ambiente não propício à abertura de informações. Felizmente, há várias estratégias para tentar superar essas barreiras. A participação em programas de comunicação e resolução, a integração de princípios de Cultura Justa, o planejamento da abertura de informações pela equipe cirúrgica, o refinamento do consentimento informado e das discussões de morbidade e mortalidade, os padrões profissionais específicos de cirurgia e a compreensão das complexidades envolvidas na abertura de informações dos erros cometidos por outros profissionais de saúde que lidam diretamente com o paciente, tudo isso pode ajudar os cirurgiões na hora de abrir as informações de uma maneira mais completa e satisfatória para os seus pacientes. A melhora da regularidade e da qualidade dessa abertura de informações após a ocorrência de eventos adversos e erros no cuidado cirúrgico é a chave para que o avanço da área de segurança do paciente tenha continuidade.

Resumo Original:

The disclosure of adverse events to patients, including those caused by medical errors, is a critical part of patient-centered healthcare and a fundamental component of patient safety and quality improvement. Disclosure benefits patients, providers, and healthcare institutions. However, the act of disclosure can be difficult for physicians. Surgeons struggle with disclosure in unique ways compared with other specialties, and disclosure in the surgical setting has specific challenges. The frequency of surgical adverse events along with a dysfunctional tort system, the team structure of surgical staff, and obstacles created inadvertently by existing surgical patient safety initiatives may contribute to an environment not conducive to disclosure. Fortunately, there are multiple strategies to address these barriers. Participation in communication and resolution programs, integration of Just Culture principles, surgical team disclosure planning, refinement of informed consent and morbidity and mortality processes, surgery-specific professional standards, and understanding the complexities of disclosing other clinicians' errors all have the potential to help surgeons provide patients with complete, satisfactory disclosures. Improvement in the regularity and quality of disclosures after surgical adverse events and errors will be key as the field of patient safety continues to advance.

Fonte:
World journal of surgery ; 38(7): 1614-1621; 2014. DOI: 10.1007/s00268-014-2564-5.
DECS:
cirurgia geral, erros médicos, segurança do paciente, cultura organizacional, melhoria de qualidade, procedimentos cirúrgicos operatorios