A releitura melhora a transferência de informações em crises clínicas simuladas

BOYD, M. ; CUMIN, D. ; LOMBARD, B. ; TORRIE, J. ; CIVIL, N. ; WELLER, J.
Título original:
Read-back improves information transfer in simulated clinical crises.
Resumo:
Contexto: O cuidado de saúde seguro e eficaz é prejudicado por falhas na comunicação. Acredita-se que a repetição de informações importantes (releitura) aumenta a efetividade da comunicação em vários setores. No entanto, poucas equipes de saúde possuem protocolos formais de comunicação.
 
Objetivos: Nosso objetivo foi quantificar o efeito da releitura sobre a transferência de informações entre membros de uma equipe de saúde durante uma crise clínica simulada. A nossa hipótese foi que a releitura de informações fornecidas por outros membros da equipe resultaria em um melhor conhecimento dessas informações pelo receptor do que a mera resposta verbal sem releitura ou a ausência de resposta verbal.
 
Métodos: Os enfermeiros e assistentes de anestesia de unidades de recuperação pós-anestésica receberam informações clinicamente relevantes no início de 88 simulações. Uma crise clínica obrigou-os a chamar um anestesista que não tinha conhecimento prévio do paciente. As simulações foram gravadas em vídeo, o que nos permitiu anotar cada vez que uma informação era transmitida ao anestesista. As respostas foram classificadas como releitura, resposta verbal sem releitura ou ausência de resposta verbal.
 
Resultados: Quando os anestesistas liam de volta a informação recebida ou respondiam verbalmente de alguma outra forma, sua probabilidade de reter a informação foi 8,27 (p <0,001) ou 3,16 (p = 0,03) vezes maior, respectivamente, do que a dos anestesistas que não deram nenhuma resposta verbal.
 
Conclusões: Nossos resultados sugerem que, se as equipes de saúde receberem treinamento no uso de técnicas de releitura, isso poderá aumentar a transferência de informações entre os membros da equipe, o que poderá melhorar a segurança do paciente. São necessários novos estudos para confirmar estes resultados.
Resumo Original:

Background Safe and effective healthcare is frustrated by failures in communication. Repeating back important information (read-back) is thought to enhance the effectiveness of communication across many industries. However, formal communication protocols are uncommon in healthcare teams.

Aims We aimed to quantify the effect of read-back on the transfer of information between members of a healthcare team during a simulated clinical crisis. We hypothesised that reading back information provided by other team members would result in better knowledge of that information by the receiver than verbal response without read-back or no verbal response.

Method Postanaesthesia care unit nurses and anaesthetic assistants were given clinically relevant items of information at the start of 88 simulations. A clinical crisis prompted calling an anaesthetist, with no prior knowledge of the patient. Using video recordings of the simulations, we noted each time a piece of information was mentioned to the anaesthetist. Their response was coded as read-back, verbal response without read-back or no verbal response.

Results If the anaesthetists read back the item of information, or otherwise verbally responded, they were, respectively, 8.27 (p<0.001) or 3.16 (p=0.03) times more likely to know the information compared with no verbal response.

Conclusions Our results suggest that training healthcare teams to use read-back techniques could increase information transfer between team members with the potential for improved patient safety. More work is needed to confirm these findings.

Fonte:
BMJ Quality & Safety ; 23(12): 1-5; 2014. DOI: 10.1136/bmjqs-2014-003096 .
DECS:
anestesiologia, competência clínica, disseminação de informação, comunicação interdisciplinar, enfermeiras anestesistas, simulação de paciente, estudos retrospectivos