Dados como catalisadores para a mudança: histórias da linha de frente

SIEGAL, D. ; RUOFF, G.
Título original:
Data as a catalyst for change: Stories from the frontlines
Resumo:

O relatório emblemático publicado pelo Institute of Medicine em 1999, "To Err is Human", desafiou todos nós a reduzir o número de erros evitáveis no cuidado de saúde. Embora as vulnerabilidades e os danos causados a pacientes continuem a ocorrer em taxas inaceitáveis, também existem muitas histórias de sucesso. Este artigo apresenta uma série de estudos de caso que ilustram de que maneira as organizações de saúde utilizam dados quantitativos, qualitativos e comparativos para lidar com suas vulnerabilidades e orientar mudanças significativas a fim de melhorar a segurança do paciente. Os exemplos foram retirados da comunidade de compartilhamento de dados da CRICO Strategies, uma divisão da Risk Management Foundation das Harvard Medical Institutions, Inc. (CRICO). A estratégia da CRICO, baseada no uso de dados, utiliza informações obtidas com milhares de processos por má prática médica nos EUA para examinar o que deu errado e por quê, e também para ajudar seus membros e clientes a gerir seus riscos e melhorar o cuidado de saúde que prestam.

Resumo Original:

The landmark 1999 Institute of Medicine report, "To Err Is Human," challenged us all to reduce the number of preventable medical errors. While vulnerabilities and patient harm continue at unacceptable rates, there are also many success stories. This article presents a series of case studies that illustrate how healthcare organizations have used data-quantitative, qualitative, and comparative-to address vulnerabilities and guide meaningful change to improve patient safety. These examples are drawn from the data-sharing community of CRICO Strategies, a division of the Risk Management Foundation of the Harvard Medical Institutions, Inc. (CRICO). CRICO's data-driven strategy uses intelligence from thousands of medical malpractice cases across the country to examine what has gone wrong and why, and to help members and clients manage their risk and provide better care.

Fonte:
Journal of Healthcare Risk Management : The Journal of the American Society for Healthcare Risk Management ; 34(3): 18-25; 2015. DOI: 10.1002/jhrm.21161.
DECS:
previsões, imperícia, erros médicos, cultura organizacional, inovação organizacional, gestão de risco, gestão de riscos, segurança do paciente